Alceu Valença ganha filme inédito lançado em pay-per-view | A TARDE
Atarde > A TARDE + > CINEINSITE

Alceu Valença ganha filme inédito lançado em pay-per-view

“Sem pensar no amanhã”, dirigido por Marcos Credie, mostra músico durante a quarentena

Publicado segunda-feira, 27 de junho de 2022 às 16:06 h | Autor: Da Redação
Depoimentos e canções colocam o fã dentro do processo criativo do compositor
Depoimentos e canções colocam o fã dentro do processo criativo do compositor -

Pela primeira vez, o músico Alceu Valença será visto de perto criando novas canções e tocando violão em casa. O mérito é do filme “Sem Pensar no Amanhã”, do diretor Marcos Credie, que teve acesso à intimidade do artista durante o período de quarentena. 

A produção, que chega exclusivamente no pay-per-view por R$ 12, em 15 de julho, é o resultado de um mergulho na fase produtiva do compositor, que resultou no lançamento de quatro novos discos. 

Enquanto o mundo enfrentava a pandemia da covid-19, Alceu escreveu, sozinho, em seu apartamento no Rio de Janeiro. Em um dos quatro álbuns, teve ao seu lado no estúdio, o fiel companheiro Paulinho Rafael, seu guitarrista há anos, que viria a falecer meses após as gravações.

O filme é também o primeiro lançamento do Pipoca, coletivo que desenvolve comunidades em torno de paixões do brasileiro, segundo o grupo, sem distribuidores intermediários ou dependência de algoritmos, com a renda gerada direto para o artista. Comprando o acesso ao filme, o fã terá direito de assistir ao material por um mês, pagando diretamente na plataforma do projeto. O conteúdo não estará disponível nos cinemas ou streamings.

 "Este novidade é um marco para nós da Pipoca, para o Alceu e quem sabe para a indústria da música. Queremos formalizar as comunidades de fãs que já existem em torno de grandes artistas, criando essa conexão direta entre eles e seus fãs, sem depender de algoritmos como intermediários. E para esta comunidade queremos proporcionar acesso à intimidade do artista de uma forma nunca antes vista, a preços populares, para também funcionar como uma nova forma de remunerar a cadeia cultural, sistematicamente sucateada no Brasil", comenta Rogério Oliveira, da Pipoca, idealizador do projeto. Ele também assina a produção executiva do filme de 45 minutos.

 “Sem Pensar no Amanhã” traz depoimentos do filho Rafael Valença e da esposa do compositor, Yanê Valença, além do produtor Rafael Ramos e do engenheiro de som Matheus Gomes. 

“Cheguei no apartamento do Alceu e de sua família no Rio de Janeiro sem roteiro. A ideia era captar a espontaneidade de Alceu, de sua família, de sua arte naquele momento único que era o lockdown e aos poucos sentir o que seria revelado para as câmeras. Tudo foi feito em três dias e já ao final do primeiro dia, tinha absoluta convicção, em primeiro lugar, do privilégio que era poder estar ali, captando a alma de uma entidade da cultura brasileira de uma maneira nunca antes vista. Em segundo lugar a convicção do quão histórico aquelas imagens, aqueles diálogos, confissões que se revelavam iriam se tornar”, afirma Marcos Credie, diretor do filme.

SERVIÇO

“Sem Pensar no Amanhã” - direção Marcos Credie

Duração: 45 minutos

Disponível a partir de 15 de julho diretamente no site Sympla por R$ 12.

FICHA TÉCNICA

Direção Geral: Marcos Credie

Idealização e Produção Executiva: Rogério Oliveira

Realização: Pipoca

Montagem e Pós Produção: Pé de Coelho

Participações de:

Paulinho Rafael, músico e parceiro

Yanê Valença, esposa e produtora

Rafael Valença, filho

Rafael Ramos, produtor musical

Matheus Gomes, engenheiro de áudio

Publicações relacionadas