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Peugeot 208 elétrico começa a ser vendido no Brasil

Publicado quarta-feira, 29 de setembro de 2021 às 06:07 h | Autor: Núbia Cristina
Importado, e-208 GT custa R$ 244.990 | Fotos: Divulgação
Importado, e-208 GT custa R$ 244.990 | Fotos: Divulgação -

A Peugeot quer ser protagonista no mercado brasileiro na transição para a mobilidade elétrica, e dá um passo importante, iniciando a comercialização do hatch esportivo 100% elétrico, o e-208 GT, ao tempo em que confirma o lançamento do utilitário elétrico e-Expert até o final do ano. O hatch está disponível em única versão, por R$ 244.990, na rede concessionária do Rio de Janeiro e São Paulo.

A meta é expandir a oferta para Brasília, Curitiba, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Pernambuco até o início de 2022. Os baianos terão de esperar mais, para ter o modelo na rede local.

O presidente da Stellantis América Latina, Antonio Filosa, destacou que esta é uma nova era da Peugeot no Brasil, com passos firmes rumo à eletrificação. “A mobilidade está mudando, estamos partindo para o uso de fontes mais limpas de energia, e o Brasil tem um grande recurso, que é o etanol”.

Importado da Europa, e-208 GT é topo de gama e chega com preço no mesmo patamar dos principais concorrentes: Fiat 500e (R$ 239.990) e Mini Cooper SE (R$ 239.990) e Nissan Leaf (R$ 279.990). Ele já havia sido apresentado, em setembro de 2020, junto com a versão movida a combustão.

É o primeiro carro 100% elétrico da marca francesa vendido no Brasil. Os 20 primeiros compradores do modelo garantirão uma estação de recarga doméstica da WEG, que é parceira certificada pela marca para venda de estações, nas concessionárias.

Imagem ilustrativa da imagem Peugeot 208 elétrico começa a ser vendido no Brasil
Motor elétrico de 26,5 kgfm e 136 cavalos

Performance

O motor elétrico entrega 260 Nm de torque imediatos (26,5 kgfm) e 136 cavalos de potência (100 kW), que permite ao modelo acelerar de 0 a 100km/h em apenas 8,3 segundos. Há três modos de condução disponíveis: o “Eco” tem como foco a otimização da autonomia; já o “Drive” é indicado para garantir o conforto ideal nos deslocamentos do dia a dia, enquanto o “Sport” prioriza o desempenho, utilizando-se da potência e torque máximos.

Com 50 kWh de capacidade, o Peugeot e-208 GT é capaz de percorrer até 340 km com carga completa (ciclo WLTP). O veículo pode ser carregado em tomadas convencionais do tipo residenciais ou em carregadores rápidos por meio de um plug (presente no mesmo local de abastecimento da versão a combustão).

O Peugeot e-208 GT pode ter 80% da bateria carregada em menos de 30 minutos, caso o usuário utilize uma estação de recarga de 100 kW (o que, na prática, significa recuperar cerca de 270 km de autonomia) – os dados de utilização e consumo da bateria e do powertrain elétrico são ilustrados no painel. A bateria tem 8 anos de garantia, com limite de kilometragem de 160 mil km.

O painel digital i-Cockpit 3D é um diferencial presente no e-208 GT, além disso, vale destacar a central multimídia 10”, faróis full LED, navegação por GPS, carregador de celular por indução, teto solar panorâmico, design e acabamento primorosos.

Imagem ilustrativa da imagem Peugeot 208 elétrico começa a ser vendido no Brasil
Painel digital i-Cockpit 3D é um diferencial

Mudança

A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) prevê que até o fim de 2021 o mercado nacional deve ultrapassar a marca de 28 mil veículos eletrificados, um aumento de 42% em relação a 2020, que já havia sido o melhor ano da série histórica, iniciada em 2012.

Segundo a Agência Internacional de Energia (IEA), o primeiro trimestre de 2021 registrou um crescimento de 140% nas vendas de carros elétricos no mundo. Já segundo um estudo realizado pela Bloomberg New Energy Finance (BNEF), até 2040 teremos mais de 56 milhões de veículos elétricos no mundo. Todas as estatísticas confirmam que estamos na transição para a mobilidade elétrica.

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