ABI retoma posse do Museu Casa de Ruy Barbosa | A TARDE
Atarde > Bahia > Salvador

ABI retoma posse do Museu Casa de Ruy Barbosa

Entidade ingressou com ação contra a holding Yduqs, responsável pelo atual Centro Universitário UniRuy

Publicado sexta-feira, 04 de fevereiro de 2022 às 19:18 h | Autor: Da Redação

O Museu Casa de Ruy Barbosa foi devolvido à Associação Bahiana de Imprensa (ABI), pouco mais de sete meses após a entidade ingressar com uma ação contra a holding de educação Yduqs, responsável pela antiga Faculdade Ruy Barbosa – atual Centro Universitário UniRuy. A reintegração de posse atende a uma liminar proferida pela Justiça baiana no dia 13 de janeiro. 

Nesta sexta-feira, 4, membros da diretoria da ABI compareceram ao imóvel histórico onde nasceu o jurista baiano, para o ato de reintegração. Depois da visita para registro das condições do equipamento cultural e entrega da chave, foi realizada uma reunião de negociação na sede no Edifício Ranulfo Oliveira, sede da ABI.

O museu pertencente à ABI foi cedido para a Faculdade Ruy Barbosa, através de convênio firmado em 10 de setembro de 1998, para a realização de atividades acadêmicas e culturais. Em 24 de maio de 2019, contudo, a ABI recebeu uma notificação extrajudicial comunicando o desinteresse pela Casa de Ruy Barbosa e pela continuidade do convênio. Em seguida, a ABI foi surpreendida pela aquisição do grupo estadunidense Adtalem Global Education - conhecido anteriormente como DeVry - pelo Yduqs. Ao longo de 2021, a ABI tentou diálogo com o grupo responsável pela instituição de ensino, sem sucesso.

Segundo a ABI, o imóvel apresenta em sua estrutura marcas de abandono e descaso, o que foi intensificado após o furto ocorrido em setembro de 2018.  “O cenário é grave, mas só uma perícia poderá dimensionar os danos efetivos”, afirma o jornalista Ernesto Marques, presidente da ABI. 

Os móveis da residência de verão de Ruy Barbosa ainda estão em poder do UniRuy, armazenados no galpão de uma transportadora. Livros, documentos, objetos pessoais e obras de arte compõem a parte do acervo transferido para a sede da ABI e vão demandar tempo e recursos para o trabalho de higienização e restauro. Na segunda-feira (7), haverá um novo contato, a fim de estabelecer prazos para a realocação do acervo. 

“A ABI retomou a posse da casa, que é nossa, depois de um longo processo. Tentamos até a exaustão uma saída negociada, mas a demora já estava comprometendo todos os nossos planos de reabertura do museu, sem que a instituição dissesse o que pretendia. Por isso, entramos com a ação”, explica Marques. 

Desde julho passado, é articulado o centenário de falecimento de Ruy Barbosa, que ocorrerá no dia 1° de março de 2023. A ABI convocou instituições guardiãs da memória de Ruy Barbosa para montar a programação comemorativa do evento. 

“Entre os projetos que já estavam definidos pela Comissão Organizadora do Centenário, mas que foram travados pela resistência do UniRuy, estão a revitalização da Rua Ruy Barbosa e a repaginada radical do museu, cujos novos projetos museológico e expográfico têm como meta atualizar a figura de Ruy Barbosa e aproximá-lo das juventudes”, diz o presidente da ABI.

Publicações relacionadas