adblock ativo

Campanha de multivacinação de crianças e adolescentes segue até o dia 29 na capital

Publicado às | Atualizado em 08/10/2021, 22:25 | Autor: Da Redação
Ao todo, 60 salas vão funcionar de segunda a sexta-feira | Foto: Felipe Iruatã | Ag. A TARDE
Ao todo, 60 salas vão funcionar de segunda a sexta-feira | Foto: Felipe Iruatã | Ag. A TARDE -
adblock ativo

A Campanha de Multivacinação, iniciada no último dia 1º na capital baiana, continua até o próximo dia 29. A iniciativa, realizada Secretaria Municipal da Saúde (SMS), é uma oportunidade para completar os esquemas vacinais do público com até 15 anos de idade.

A dona de casa Arlinda Braga acompanhou a neta Zuri Braga Araújo, 9 anos, no Multicentro Carlos Gomes, e demonstrou a importância da imunização e fez questão de mostrar que o calendário vacinal da jovem está com todos os imunizantes em dia. “Hoje, ela vai tomar a de HPV, que é indicada para a idade dela a primeira dose”.

Apesar de achar inicialmente que seria imunizada contra a Covid-19, Zuri estava animada em receber a dose contra a HPV. “Se a gente não tomar a vacina, a gente não vai se curar das doenças”.

A empresária Elane Andrade levou a filha Maria Júlia, 5 anos, para verificar se a pequena estava com alguma vacina pendente. No local, ela recebeu a confirmação que a filha estava em dia. “Sempre faço questão de vir aqui no Multicentro para ter certeza que não está faltando alguma dose e para prevenir possíveis doenças”.

Segundo a subcoordenadora de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Doiane Lemos, nesta campanha o Ministério da Saúde disponibiliza todo o elenco de vacinas do calendário básico de vacinação com uma estratégia diferenciada. Os pais são convidados a comparecer às unidades de saúde para avaliação da caderneta de vacinação das crianças, verificando se tem pendência.

“A vacina contra a meningite, por exemplo, temos um grande número de adolescentes que ainda não receberam", lamentou Doiane. Até a terça-feira passada, mais de 1,5 mil crianças e adolescentes compareceram às unidades. Destas, 1,2 mil receberam ao menos uma dose de vacina.

“Por força da pandemia, possivelmente muitas crianças e adolescentes podem estar com seus esquemas em atraso. A Campanha de Multivacinação é uma oportunidade para atualização da caderneta de vacinação, visando manter o controle e a eliminação das doenças imunopreveníveis e, consequentemente, favorecer a melhoria das coberturas vacinais”, disse a subcoordenadora.

Ao todo, 60 salas de imunização dos postos de saúde vão funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, disponibilizando 18 tipos de vacinas que protegem crianças e adolescentes de doenças como poliomielite, sarampo, catapora e caxumba. O Dia D acontecerá no próximo dia 16.

Na mobilização estarão disponíveis as doses contra Hepatite A, VIP, Meningocócica C e ACWY, rotavírus, HPV, Pneumo 10, febre amarela, varicela, pentavalente, tetraviral, dupla adulto, DTP, tríplice viral, VOP (poliomielite). A lista de postos pode ser conferida no site da SMS, no endereço saude.salvador.ba.gov.br.

adblock ativo

Publicações relacionadas