adblock ativo

Confira programação da Festa da Irmandade da Boa Morte

Publicado sexta-feira, 12 de agosto de 2011 às 10:08 h | Atualizado em 12/08/2011, 10:08 | Autor: Clarissa Pacheco
adblock ativo

Dentre as festas religiosas que compõem o calendário festivo da Bahia, a da Irmandade da Boa Morte, que acontece há quase 200 anos na cidade de Cachoeira, Recôncavo Baiano, é uma das que apresentam maior evidência no sincretismo religioso, entre os cultos católicos e as manifestações de matriz africana.

Nascida em meio às senzalas, a Irmandade tinha como principal objetivo alcançar a alforria aos negros escravos, ou facilitar-lhe a fuga. Décadas depois, a festa continua a manter a força através das mulheres que a conduzem, além de ter se transformado numa manifestação que atrai religiosos e visitantes de diversas partes.

Confira a programação da festa e saiba como chegar à cidade de Cachoeira.

Programação:

13/08 (Sábado)

Ritual do traslado do esquife de Nossa Senhora, às 18 horas, com saída do anexo da Capela DAjuda, que pertence à Boa Morte, com destino à capela da Irmandade, na Rua 13 de Maio, onde haverá celebração religiosa em memória das irmãs falecidas.

14/08 (Domingo)

A procissão do enterro de Nossa Senhora sai às 19 horas da igreja da Irmandade e percorre as principais ruas do centro histórico de Cachoeira, seguida de filarmônicas que tocam marchas fúnebres.

15/08 (Segunda-feira)

O cortejo sai da igreja da Irmandade, após a missa marcada às 8 horas. Integrantes da irmandade vestem beca, usam joias e deixam à mostra as contas de seus orixás, além de deixar exposta a face vermelha do xale. A Irmandade oferece ao público presente um farto banquete com feijoada, assados e saladas.

16/08 (Terça-feira)

A Irmandade oferece à população o tradicional escaldado, com diversos tipos de carnes, verduras, legumes e pirão. O samba de roda também se apresenta e todos que quiserem podem sambar. A partir das 18 horas.

17/08 (Quarta-feira)

Nesse dia, também a partir das 18h, a festa continua com o samba de roda de Nossa Senhora e distribuição de caruru e mungunzá.

Como chegar:

Partindo de Salvador pela BR-324, por 59Km, até o entroncamento da BA-026, percorrendo-se mais 11 km até Santo Amaro. A partir desta cidade, siga para Cachoeira pela mesma BA-026, por mais 38Km.

Outra Opção é seguir pela BR-324 até o viaduto que dá acesso à BR-101 e seguir até a Barragem de Pedra do Cavalo e descer até Cachoeira.

adblock ativo

Publicações relacionadas