Fiéis "pintam" Cidade Baixa de branco em homenagem ao Bonfim | A TARDE
Atarde > Bahia > Salvador

Fiéis "pintam" Cidade Baixa de branco em homenagem ao Bonfim

Publicado quinta-feira, 14 de janeiro de 2016 às 09:52 h | Atualizado em 21/01/2021, 00:00 | Autor: Da Redação
Bonfim
Bonfim -

Milhares de fiéis saem em caminhada da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, até o Santuário Senhor do Bonfim, formando um tapete branco na Cidade Baixa nesta quinta-feira, 14, dia da Lavagem do Bonfim

A baiana Tanea Maria Silva Barreto, 52 anos, costuma ir a Lavagem do Bonfim há 25 anos. "O motivo que me traz a essa festa linda é o Senhor do Bonfim", disse a mulher, após percorrer os oito quilômetros entre as igrejas da Conceição da Praia e do Bonfim.



Lavagem

O ponto alto da festa acontece na Igreja do Bonfim, quando as baianas lavam o adro da Basílica e a imagem do Senhor do Bonfim é conduzida até a porta principal do templo religioso.

Antes do desfile, os devotos acompanharam um ato inter-religioso na Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, quando representantes da Igreja Católica, da Federação Espírita e do Candomblé discursaram.



O governador Rui Costa e o prefeito ACM Neto acompanham as comemorações. Esse é o primeiro ano do petista como governador na Lavagem do Bonfim. O petista, que esteve na Conceição da Praia, falou sobre seu desejo para o Senhor do Bonfim.

"Pedido de paz e um ano melhor que 2015. Coração de todo baiano bate mais forte nesse momento, que é de muito simbolismo. Eu, que desde criança participo da Lavagem do Bonfim, tenho uma emoção especial. Confesso para vocês que o ritmo da batida do coração é diferente e que Deus e Senhor do Bonfim abençoem todos nós".

O prefeito ACM Neto também disse que tem o hábito de participar da festa desde criança e afirma que o Senhor do Bonfim é o termômetro de sua fé. 

"Peço sempre proteção, saúde, força e energia para enfrentar os desafios que a vida diariamente nos coloca. Peço também pela nossa cidade, por cada morador de Salvador. Cidade marcada pela fé de seu povo, pelo sincretismo religioso, marcada pela convivência entre a desigualdade, cidade que é a síntese do que há de melhor no Brasil".


<GALERIA ID=20450/>



Publicações relacionadas