Material radioativo é saqueado em Carnaíba do Sertão | A TARDE
Atarde > Bahia > Salvador

Material radioativo é saqueado em Carnaíba do Sertão

Publicado segunda-feira, 22 de maio de 2006 às 21:27 h | Autor: Cristina Laura

Embalagens de blindagem de gerador tecnécio 99-M - material hospitalar usado em exames médicos e considerado radioativo - eram transportadas num veículo que tombou no sábado à tarde no quilômetro 31 da BR-407, próximo ao distrito de Carnaíba do Sertão, região de Juazeiro e foram levadas por populares através de saque. O carro da empresa LDB Transportes e Cargas, levava as embalagens da empresa SOS Socorros Médicos em devolução à BND - Bionuclear Diagnósticos em São Paulo.



Depois que o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Juazeiro foi acionado, houve o contato com as empresas responsáveis pela carga. Médicos da SOS Socorros Médicos dissream à chefia do Ibama que o material não oferecia risco às pessoas.



Edson Benedito Marcos, físico da BND confirmou a infomação assegurando ainda que "a carga é sempre enviada via aérea a diversos estados brasileiros só voltando por terra quando vazias". As palavras do físico foram confirmadas pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), através de declaração do chefe de radioproteção, Dermeval Leônidas Rodrigues. Segundo Maria Aparecida Nunes, do Ibama ‘o Ipen disse que o material saqueado em contato com a pele pode haver contaminação, mas que se lavado sai e não há problema para as pessoas’. O Centro de Recursos Ambientais, parceiros do Ministério do Meio Ambiente e responsáveis pelo Plano de Emergência Ambiental também foi informado.



O chefe de serviço do Ipen, , afirmou que a quantidade existente nas embalagens (vasilhames plástico de 20 litros) não representa qualquer tipo de risco às pessoas que tenham contato pois o ‘material é usado por médicos em exames, diluído e injetado nas pessoas’. Ele informa que pelo alto custo das embalagens elas são devolvidas para serem recarregados em São Paulo e completas: "Amanhã o técnico Matias Sanches estará em Juazeiro acompanhando e orientando o Ibama no que for preciso’, assegura.



Cinco das doze embalagens foram resgatadas, uma pela empresa Apisul Seguradora, que estava hoje em Juazeiro e o restante pela Policia Civil: três fechadas e duas com o lacre violado. O delegado Fábio Cândido, da Furtos e Roubo disse que também foram recuperados 160 estabilizadores e uma conexão tubular de ferro. O material foi encontrado com sete pessoas no que foram conduzidas à delegacia de distrito Carnaíba do Sertão . Segundo Cândido, ‘existe o envolvimento direto com outras pessoas que levaram o material e esperamos encontrar o resto dos produtos roubados’. O delegado diz que essas pessoas devem responder por crime de furto, mesmo sem o flagrante caracterizado. O motorista do veículo que tombou, Ronaldo Rogério Mendes, foi atendido e liberado.



Publicações relacionadas