MPF denuncia 18 suspeitos de tráfico de cocaína para a Europa | A TARDE
Atarde > Bahia > Salvador

MPF denuncia 18 suspeitos de tráfico de cocaína para a Europa

Suspeita é de que funcionários do porto foram cooptados para inserir, clandestinamente, a droga em contêineres

Publicado segunda-feira, 18 de julho de 2022 às 13:38 h | Autor: Da Redação
As investigações se iniciaram em 2019, em parceria com a Polícia Federal e a Receita Federal, e culminaram na Operação Descontaminação
As investigações se iniciaram em 2019, em parceria com a Polícia Federal e a Receita Federal, e culminaram na Operação Descontaminação -

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou 18 pessoas acusadas de integrarem dois grupos criminosos especializados no envio de cocaína em contêineres para a Europa pelo Porto de Salvador.

O esquema consistia, segundo o MPF, na cooptação de funcionários do porto para inserir, clandestinamente, a droga em contêineres de frutas que seriam transportados para o continente europeu por navios. Na denúncia, o órgão pediu a responsabilização dos envolvidos pelos crimes de organização criminosa, associação para o tráfico, tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro e falsificação de documento público.

As investigações se iniciaram em 2019, em parceria com a Polícia Federal e a Receita Federal, e culminaram na Operação Descontaminação, que em abril deste ano cumpriu 12 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão preventiva nas cidades baianas de Salvador, Lauro de Freitas e Feira de Santana, além dos municípios paulistas de Sorocaba, Salto, Santos e São Vicente. Quatro dos denunciados continuam presos e outros dois permanecem com monitoramento eletrônico.

De acordo com a PF, a Operação Descontaminação já realizou seis apreensões de cocaína no Brasil e no exterior, totalizando cerca de 3,5 toneladas da droga. A última apreensão ocorreu em setembro do ano passado, quando um funcionário do Terminal de Contêineres do Porto de Salvador e outros dois funcionários de empresas terceirizadas foram presos em flagrante por policiais federais quando inseriam 165 quilos de cocaína em um contêiner que seria destinado à Europa.

O MPF aguarda que a Justiça Federal analise a denúncia, nos termos do art. 91, I, art. 91, II, 'b' e art. 91-A do Código de Processo Penal, e decida pelo seu recebimento para que seja instaurada a respectiva ação penal. Após instaurada, os denunciados passarão a ser réus e caberá ao juiz designado dar seguimento ao processo, o que pode resultar na condenação e na aplicação de penas previstas em lei.

Publicações relacionadas