Projeto leva sessões de cinema a moradores de Cajazeiras e Valéria | A TARDE
Atarde > Bahia > Salvador

Projeto leva sessões de cinema a moradores de Cajazeiras e Valéria

O espaço cultural Boca de Brasa em Cajazeiras (domingo) e o CEU Valéria (sábado) vão receber as sessões

Publicado quinta-feira, 07 de julho de 2022 às 06:10 h | Autor: Maria Laura de Souza*
CineSolar é o primeiro itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável e funciona dentro de uma van
CineSolar é o primeiro itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável e funciona dentro de uma van -

O CineSolar, um cinema itinerante, chega à Bahia pela primeira vez para exibir curtas-metragens brasileiros com equipamentos movidos à luz solar. O espaço cultural Boca de Brasa em Cajazeiras (domingo) e o CEU Valéria (sábado) vão receber as sessões de cinema, às 18h. A entrada é gratuita e a pipoca também. 

O CineSolar funciona em duas vans batizadas de Tupã e Mahura, que foram grafitadas e adaptadas com as placas de energia, conversão e armazenamento, que podem garantir até 20 horas de funcionamento. 

Cada van também carrega 110 cadeiras e banquetas para o público e todo sistema de som e projeção para o cinema. O espaço ainda conta com uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia e sustentabilidade.

O projeto viaja por várias regiões do Brasil realizando sessões gratuitas de cinema. O objetivo é difundir a tecnologia da geração de energia fotovoltaica (energia solar), promover práticas sustentáveis e inclusão social.

Eduardo Luz, CEO do Portal Fala Cajazeiras, diz que esse projeto é fundamental porque o conhecimento adquirido pode gerar novas oportunidades.

“A economia está desajustada, o poder de compra diminui cada vez mais. Então, mudar de atitude é fundamental para que as pessoas dessa classe consigam realizar seus sonhos dentro dessa perspectiva”, diz.

Ele também conta que projetos como esse são sempre abraçados pela comunidade de Cajazeiras, porque há uma demanda reprimida no que se refere a absorver conhecimento. “Mas eu tenho certeza que a comunidade vai absorver, principalmente, porque é algo novo, a expectativa das pessoas é muito grande, isso é fato”.

Cynthia Alario é a coordenadora e idealizadora do CineSolar. Ela conta que o tema da energia solar ainda é novo e gera muita curiosidade. “Na visita, todos podem ver o caminho que a luz do sol percorre, desde as placas instaladas no teto da van, os cabos, as baterias, o controlador e o inversor de carga, fica tudo acessível e as crianças adoram”, explica.

A estação móvel de ciências é uma sala de aula onde o público pode entender de forma descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica. Nesse espaço tem uma decoração especial feita com materiais reciclados, infográficos e muita iluminação.

*Sob a supervisão da editora Kenna Martins

Publicações relacionadas