Samu é ampliado com mais dez ambulâncias em Salvador | A TARDE
Atarde > Bahia > Salvador

Samu é ampliado com mais dez ambulâncias em Salvador

Publicado quinta-feira, 18 de junho de 2020 às 12:43 h | Atualizado em 18/06/2020, 14:29 | Autor: Da redação
Estratégia é uma ação da capital baiana para ampliar a assistência médica à população
Estratégia é uma ação da capital baiana para ampliar a assistência médica à população -

Mais dez ambulâncias e 81 novos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) vão atuar em Salvador já a partir desta quinta-feira, 18. A estratégia é uma ação da capital baiana para ampliar a assistência médica à população e foi divulgada nna manhã desta quinta pelo prefeito ACM Neto.

Com isso, Salvador chega a 61 equipes e mais de mil profissionais trabalhando no Samu, que atende também a região metropolitana.

“O objetivo é dar uma resposta ainda mais rápida às necessidades, seja daquele paciente que está em casa esperando por um transporte ou, mesmo, de quem está em uma UPA [Unidade de Pronto Atendimento] e precisa ir ao hospital. Por isso, a Prefeitura está em processo contínuo de ampliação das equipes, pois sabemos que o tempo de resposta do Samu pode significar a vida de uma pessoa”, explicou ACM Neto.

Neste período de enfrentamento à Covid-19, além da questão do transporte de pacientes para unidades de saúde em apoio à Central Estadual de Regulação, o secretário da Saúde Leo Prates, que também participou da coletiva, afirmou que o serviço do Samu vai auxiliar também nos casos de mortes ocorridas em casa – índice que tem aumentado durante a pandemia.

“Nosso objetivo é salvar vidas, mas, quando não conseguimos, temos que dar o direito às famílias de se despedirem dos entes queridos com dignidade. Inclusive, estamos contratando mais dois médicos para ajudar na certificação do óbito e os familiares possam fazer o enterro”, informou.

Publicações relacionadas