Santa Dulce dos Pobres recebe título de Doutora Honoris Causa | A TARDE
Atarde > Bahia > Salvador

Santa Dulce dos Pobres recebe título de Doutora Honoris Causa

Publicado sábado, 16 de outubro de 2021 às 16:25 h | Atualizado em 16/10/2021, 16:29 | Autor: Da Redação
Diploma será entregue pelo cardeal Dom Sergio da Rocha em cerimônia fechada, nesta segunda-feira, 18 | Foto: Cedoc A TARDE | 27.05.1981
Diploma será entregue pelo cardeal Dom Sergio da Rocha em cerimônia fechada, nesta segunda-feira, 18 | Foto: Cedoc A TARDE | 27.05.1981 -

A primeira santa brasileira, Maria Rita Lopes Pontes, mais conhecida por Santa Dulce dos Pobres, será homenageada nesta segunda-feira, 18, na capital baiana.

Dessa vez, a nossa Irmã Dulce receberá o título de Doutora Honoris Causa Post Mortem. O diploma será entregue a sua sobrinha Maria Rita Lopes Pontes, pelo cardeal Dom Sergio da Rocha, Arcebispo de Salvador e Grão Chanceler da Universidade Católica do Salvador (UCSal), durante a Missa comemorativa pelos 60 anos da Universidade. O evento será fechado ao público.

Aprovado na última quinta-feira, 14, em sessão do Conselho Universitário (CONSUN), o título foi concedido a Santa Dulce por sua obra de vida em prol dos mais pobres e necessitados da cidade de Salvador e pelo exemplo da sua dedicação e incondicional ao outro. A defesa do título foi feita aos conselheiros pelo padre Manoel Filho, capelão da Instituição.

“Padre Manoel esclareceu o que significa a titulação, colocando as razões e motivos pelos quais Irmã Dulce foi uma doutora em Serviço Social, pela obra que fez a favor da humanidade, doutora em Administração, porque fez uma obra exemplar de empreendedorismo, doutora em Direito, porque sempre defendeu os mais injustiçados… Então, após a defesa acadêmica, com uma reação muito bela da comunidade, que comovida, por unanimidade aprovou, o conselho outorgou o título de Doutora Honoris Causa para Irmã Dulce”, explica a Reitora da UCSal, Profa. Dra. Silvana Sá de Carvalho.

Este é o título mais importante concedido pela Universidade e que pode ser atribuído a personalidade eminente, nacional ou estrangeira, que tenha se destacado singularmente por sua contribuição à cultura, à educação ou à Humanidade.

Publicações relacionadas