Seis estabelecimentos comerciais são flagrados com 'gato de energia' em Paripe | A TARDE
Atarde > Bahia > Salvador

Seis estabelecimentos comerciais são flagrados com 'gato de energia' em Paripe

Publicado quinta-feira, 02 de dezembro de 2021 às 15:41 h | Atualizado em 02/12/2021, 15:48 | Autor: Da Redação
Volume de energia recuperada com ação foi de 180 mil kWh | Foto: Divulgação
Volume de energia recuperada com ação foi de 180 mil kWh | Foto: Divulgação -

Seis estabelecimentos comerciais foram flagrados furtando energia no bairro de Paripe durante operação realizada nesta quarta-feira, 1º. No total, dois supermercados, três panificadores e um depósito de bebidas foram flagrados desviando energia. 

Segundo a Coelba, os clientes foram regularizados e a energia não medida será cobrada, conforme determinações da legislação do setor elétrico. O volume de energia recuperada com esta ação foi de 180 mil kWh, quantidade que seria suficiente para abastecer, aproximadamente, 250 residências por 30 dias. 

Segundo a empresa, a operação é realizada em locais após análise do centro de inteligência e fiscalizações em campo. São usados programas associados a sensores inteligentes que controlam o fluxo de energia elétrica na rede de distribuição, auxiliando as ações de investigação em campo.

A empresa alerta que os “gatos” representam riscos para a segurança de quem os realiza e da população, além de prejudicar o fornecimento de energia da região, podendo causar problemas graves para a rede elétrica e ocasionar a interrupção do abastecimento.

O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até a oito anos de reclusão pela prática ilegal. Por isso é importante a denúncia de fraudes e furtos de energia. Denúncias podem ser realizadas de forma anônima através do telefone 116 ou pelo site da Coelba na parte de Serviços.

Publicações relacionadas