adblock ativo

Vacina fracionada contra febre amarela começa a ser distribuída segunda-feira

Publicado sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018 às 14:57 h | Atualizado em 16/02/2018, 15:34 | Autor: Da Redação
Vacina fracionada será administrada em pessoas entre 2 e 59 anos
Vacina fracionada será administrada em pessoas entre 2 e 59 anos -
adblock ativo

A partir da próxima segunda-feira, 19, vai começar a campanha nacional contra febre amarela com uso de doses fracionadas e padrão. A vacina fracionada será administrada em pessoas entre 2 e 59 anos que nunca foram imunizadas contra a doença.

Já a vacina padrão será oferecida para crianças entre 9 meses e 2 anos, pessoas com condições clínicas específicas (como pacientes com HIV/Aids) e viajantes internacionais.

A ação visa ampliar a cobertura vacinal na capital. Estima-se que pouco mais de 1,2 milhões de indivíduos ainda precisam se proteger contra a doença em Salvador.

A campanha seguirá até o dia 9 de março na capital baiana. A vacina estará disponível de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas, nas 126 unidades básicas da rede municipal.

Indicação

O Ministério da Saúde afirma que a vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas.

Para estes grupos, a orientação é que a pessoa busque ajuda médica, cujo profissional de saúde avaliará o benefício e o risco da vacinação, levando em conta o risco de eventos adversos.

Macacos capturados

Desde o início de janeiro até essa quinta-feira, 15, 95 macacos foram capturados na capital baiana para realização de exames laboratoriais de detecção da febre amarela. Em 2017, foram registrados 13 macacos com confirmação de febre amarela em Salvador.

adblock ativo

Publicações relacionadas