Ventos de até 59,4 km/h preocupam em Salvador | A TARDE
Atarde > Bahia > Salvador

Ventos de até 59,4 km/h preocupam em Salvador

Publicado terça-feira, 04 de julho de 2017 às 08:47 h | Atualizado em 21/01/2021, 00:00 | Autor: Paula Pitta
Ventania arrastou sinalizador marítimo e destelhou um imóvel
Ventania arrastou sinalizador marítimo e destelhou um imóvel -

Os ventos continuam fortes em Salvador nesta terça-feira, 4. Durante a madrugada, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) chegou a registrar rajadas de até 59,4 km/h.

A meteorologista Cláudia Valéria explicou que a ventania é normal durante o inverno, mas que a velocidade dos ventos registrada nesta terça já começou a preocupar.

"Os ventos fortes são recorrentes nesta época do ano, mas essa madrugada teve rajadas maiores que acabam trazendo alguns transtornos, principalmente para a navegação", disse.

Na noite desta segunda, um sinalizador marítimo, que estava a cerca de 10 quilômetros da costa, foi arrastado até a faixa de areia do Rio Vermelho. O equipamento, que ajuda na orientação das embarcações, tem uma estrutura de concreto e altura semelhante a um poste de energia. Apesar do peso, os ventos fortes conseguiram mover o sinalizador.

A força do vento também deixa o mar agitado e com ondas altas. Por conta disso, a Marinha emitiu um alerta de mau tempo. A travessia de lancha entre Salvador e Mar Grande também está suspensa desde esta segunda.

Além da navegação, a ventania também pode gerar outros problemas, como derrubar árvores e destelhar imóveis. De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), uma casa teve o telhado arrancado nos Barris e uma árvore ameaça cair na avenida Aliomar Baleeiro, na Estrada Velha do Aeroporto. Não há registro de feridos.

Imagem ilustrativa da imagem Ventos de até 59,4 km/h preocupam em Salvador

Equipamento foi parar no Rio Vermelho (Foto: Adilton Venegeroles | Ag. A TARDE)

Publicações relacionadas