Drone auxilia em auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE/BA) | A TARDE
Atarde > Bahia

Drone auxilia em auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE/BA)

Tecnologia foi utilizada pela primeira vez para verificar obras em unidades escolares

Publicado terça-feira, 09 de agosto de 2022 às 17:35 h | Autor: Da Redaçao
Equipes do TCE e Graer utilizam drone para auditoria em obras
Equipes do TCE e Graer utilizam drone para auditoria em obras -

Um drone foi utilizado em tomadas aéreas para inspecionar as obras de ampliação e reforma de unidades escolares da Bahia, nessa terça-feira, 09. As escolas visitadas pela auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE/BA) foram o Colégio da Polícia Militar/Dendezeiros, e o Colégio Estadual e Escola Luiz Tarquínio, ambos localizados na Avenida Dendezeiros, no Bonfim.

Essa é a primeira vez que o TCE/BA utiliza o recurso, resultado de uma parceria com o Grupamento Aéreo (GRAER) da Polícia Militar do Estado da Bahia (PM/BA). A aeronave remotamente pilotada (drone), está sendo utilizada na Auditoria de Contas na Secretaria da Educação (SEC), referente ao exercício de 2021.

O coordenador de auditoria da 5ª Coordenadoria de Controle Externo, Israel Santos de Jesus, e o auditor estadual de controle externo Paulo Figueiredo fizeram uma vistoria nas unidades escolares, onde verificaram as condições de conservação da estrutura, a qualidade dos materiais utilizados nos pavilhões em reforma e obras novas. Com o auxílio das imagens captadas, constataram se as calhas de drenagens foram impermeabilizadas, se foram utilizados ralos apropriados, além de verificarem a qualidade dos materiais empregados.

Aliado na fiscalização de obras públicas, a tecnologia permitiu ainda que a equipe fotografasse com mais celeridade e precisão toda a área de cobertura das diversas instalações, sem colocar em risco a segurança física dos auditores, além de permitir a obtenção, com outras ferramentas, do cálculo das áreas a serem auditadas.  

Imagem aérea do Colégio da Polícia Militar/Dendezeiros e do Colégio Estadual e Escola Luiz Tarquínio
Imagem aérea do Colégio da Polícia Militar/Dendezeiros e do Colégio Estadual e Escola Luiz Tarquínio |  Foto: Divulgação
 

Para o coordenador da 5ª CCE, Israel Santos de Jesus, a aquisição de drones para auxiliar na fiscalização será valiosa para a auditoria, facilitando o trabalho em campo, já que os auditores terão maior precisão das imagens em locais de difícil acesso. “É importante capacitar os servidores para que os mesmos possam utilizar os equipamentos nas próximas auditorias”, disse Israel de Jesus.

“Quero agradecer à equipe do GRAER pela condução dos trabalhos. Além de facilitar a inspeção, a utilização do equipamento dará celeridade e precisão às auditorias, permitindo a documentação aérea de todas as suas etapas. Com o auxílio de softwares específicos, teremos outras informações, como perímetros, áreas e volumes, entre outros. A princípio, tinha uma certa resistência no uso desses equipamentos, mas a partir dessa experiência sou totalmente favorável à utilização em auditorias futuras”, destaca Paulo Figueiredo.

Segundo o Primeiro Tenente da PM Evandro Santos Batista, a utilização do vetor aéreo vem se destacando em todas as áreas. “A novidade é o emprego dos equipamentos em auditorias. Além da redução de custos, temos também a redução dos riscos. Agora observamos que diminuímos o risco também do auditor no tocante à inspeção em áreas de difícil acesso, o que o vetor aéreo mostra com extrema clareza”, concluiu.

Estiveram presentes ainda o subtenente da PM Denival Santos de Oliveira Rocha e o soldado PM Elcival Chagas.

Publicações relacionadas