MST ocupa fazenda de fomento da Veracel | A TARDE
Atarde > Bahia

MST ocupa fazenda de fomento da Veracel

Publicado quarta-feira, 08 de abril de 2009 às 12:35 h | Atualizado em 08/04/2009, 13:21 | Autor: Mário Bittencourt | Sucursal de Eunapólis

Cerca de 200 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam, na madrugada desta quarta-feira (8), uma fazenda de eucaliptos localizada no distrito de Mundo Novo, situada a 25 km de Eunápolis (643 km de Salvador), extremo sul do Estado.

Com 4.700 hectares, a Fazenda Putumuju pertence a Flomarion Matos, fomentado da Veracel Celulose S.A., empresa que planta eucaliptos na região para produzir celulose. Dezenas de pés de eucalipto da fazenda foram derrubados. A ocupação faz parte das ações do Abril Vermelho.

Dirigente nacional do MST, Márcio Matos disse que cerca de 1.500 pessoas irão para o acampamento. “Já fizemos mais de 50 ocupações só este ano na Bahia. Queremos pressionar o governo do estado para fazer as desapropriações, o que não acontece desde 2007”, afirmou o dirigente.

Segundo Matos, a fazenda ocupada é devoluta – voltada para fins de reforma agrária. “A Veracel tem mais de 20 mil hectares de área devoluta em Eunápolis. Queremos que isso acabe”, declarou. O dirigente informou que no extremo sul já foram mais de dez ocupações de terra e que até o dia 17 deste mês as ocupações serão intensificadas.

O fazendeiro Flomarion Matos não foi localizado pela reportagem e a Veracel Celulose informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que preferia não comentar a ocupação, já que a mesma aconteceu em uma área que não é de propriedade da empresa.

Publicações relacionadas