Primeiro lote de doses vacinaria só 5% das crianças baianas | A TARDE
Atarde > Bahia

Primeiro lote de doses vacinaria só 5% das crianças baianas

Estado receberá 75 mil doses nesta sexta-feira e tem público estimado de 1,5 milhão de crianças de 5 a 11 anos

Publicado quinta-feira, 13 de janeiro de 2022 às 17:22 h | Autor: Da Redação

As 75 mil doses da vacina pediátrica da Pfizer que chegam à Bahia nesta sexta-feira, 14, são suficientes para aplicação da primeira dose em somente 5% do público alvo no estado, informou a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). A pasta estima que há 1,5 milhão de crianças baianas entre 5 e 11 anos.

O voo comercial que traz a remessa de imunizantes tem pouso previsto para 1h20 no aeroporto de Salvador. Conforme o planejamento, as doses começam a ser distribuídas para os municípios depois de ser emitido parecer do INCQS/Fiocruz (Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde), o que deve ocorrer às 14h de sexta.

Também será aguardado o fim da reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), programada para começar ainda pela manhã.

As vacinas serão encaminhadas para as regionais de saúde no interior do estado em aeronaves da Casa Militar do Governador e do Grupamento Aéreo da Polícia Militar. Em seguida, os imunizantes serão distribuídos para as prefeituras, responsáveis pela vacinação.

A secretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, afirma que a gestão estadual continuará trabalhando para que as doses cheguem o mais rápido possível à população. “Fazemos uma ação conjunta de diversos setores do Estado a fim de que a vacinação avance rapidamente. Quanto maior a cobertura vacinal, e isso inclui as crianças, menor a circulação do vírus, reduzindo a possibilidade de novos casos”, diz.

Publicações relacionadas