Festejos juninos em Salvador marcam a celebração cultural nordestina | A TARDE
Atarde > Bahia > São João

Festejos juninos em Salvador marcam a celebração cultural nordestina

Nomes consagrados da Bahia, do nordeste e do Brasil marcaram presença no São João de Salvador

Publicado segunda-feira, 27 de junho de 2022 às 19:21 h | Atualizado em 27/06/2022, 20:52 | Autor: Victor Hernandes
Celebrações da cultura junina acontecem ainda em Salvador nesta quinta feira
Celebrações da cultura junina acontecem ainda em Salvador nesta quinta feira -

Se engana quem pensa que os festejos culturais do São João acontecem somente no interior do estado. Na capital a festa também foi celebrada com apresentações de grandes nomes da cultura e música brasileira. Nomes consagrados da Bahia, do nordeste e do Brasil marcaram presença no São João de Salvador proovido pelo governo do estado, através da Bahiatursa, neste final de semana. 

Um desses espetáculos foi da cantora Elba Ramalho no palco do Parque de Exposições de Salvador. Após realizar uma maratona de shows por todo o estado baiano, a paraibana com mais de 50 anos de carreira, chegou de maneira muito alegre para a apresentação na capital baiana, reverberando a importância da cultura nordestina. 

“Foi uma maratona de shows. Cheguei de Amargosa e outras cidades para tocar aqui em Salvador. Lá também foi muito apoteótico e fiquei muito feliz. A cultura tem que ser levada para o povo e caminhar. Uma das motivações nossas, como artista, é estar perto do público”, ressalta Elba.

Dançando um ‘Pagode Russo’, em um repertório com canções autorais e do mestre Luiz Gonzaga, a cantora reafirmou também seu objetivo como artista, de se aproximar e animar o público que lhe esperava. 

“Quero que as pessoas vejam um espetáculo maravilhoso e recebam essa vibração. Essas vibrações se tornam esperança, amor, fé e amizade, O que a gente quer passar é que somos amigos do público”, revela Elba. 

O cantor Raimundo Fagner, em entrevista coletiva, antes de seu show, se encontrou também com grande entusiasmo e expectativa para se apresentar ao público baiano no São João. 

“Uma alegria e gratidão por estar retornando à Bahia. Participar deste São João é algo muito especial nesta retomada. Já tinha feito alguns shows, mas a expectativa é sempre grande. Acho que é um momento muito feliz, tanto para os artistas, que ficaram muito tempo sem tocar, quanto para o público, que respeita, gosta, admira e quer reviver essas histórias”,  conta o artista cearense. 

Já o cantor Bell Marques, surpreendeu a todo o público do Parque de exposições em uma apresentação enérgica, com um setlist que misturava o galope, forró pé de serra e sua sonoridade. Mesmo em uma chuva forte, durante sua apresentação, o músico não hesitou em cantar para a multidão que lhe assistia. ‘Frevo Mulher’, ‘Balão Dourado’, ‘Riacho do Navio’, ‘No Lume da Fogueira’, foram alguns dos clássicos juninos que embalaram o espetáculo do artista.  

“Acredito que todos estão se empenhando para fazer festejos cada vez mais lindos e confortáveis, para que as pessoas possam retornar de uma outra forma. Parece que  a gente está voltando para o começo de tudo. As coisas estão mudando. Estamos enxergando as coisas agora como se fossem algo novo. Isso é muito importante mesmo”, observa o guitarrista. 

Ainda em clima junino, o instrumentista revelou também sua paixão pelo ritmo do forró, além de sua vertente do axé music.

“Adoro o São João. Esses dois setores musicais são muito importantes em minha carreira desde o começo. Todas as vezes que termina o São João eu sinto saudades de cantar forró, parece que o repertório fica faltando alguma coisa. Mas dentro do São João é muito divertido tocar axé e forró ”,   

De acordo com a enfermeira Das Neves, a celebração cultural de São João em Salvador, neste final de semana,se tornou muito importante para a cultura nordestina e para o estado da Bahia. 

“ A festa foi ótima, minha primeira experiência depois da pandemia. As pessoas estão sendo agraciadas com este evento. Aprovo essa festividade e indico também para que outras pessoas venham aproveitar nos próximos dias. Estão todos muito receptivos e isso faz ficar melhor ainda”, explica. 

As celebrações em prol da cultura e festividade junina, acontecem ainda em Salvador nesta quinta feira dia 30 e vai até ao dia 2 de julho. Alguns nomes, como Flávio José, Geraldo Azevedo, e Carlinhos Brown se apresentarão nos próximos dias do festejo. Tanto no Pelourinho quanto no Parque de Exposições.

Publicações relacionadas