CPI da Covid: Brasil enviou 84 telegramas sobre cloroquina ao exterior | A TARDE
Atarde > Brasil

CPI da Covid: Brasil enviou 84 telegramas sobre cloroquina ao exterior

Publicado domingo, 20 de junho de 2021 às 10:43 h | Atualizado em 20/06/2021, 10:54 | Autor: Da Redação
CPI da Covid já coletou mais de mil documentos | Foto: Jefferson Rudy | Agência Senado
CPI da Covid já coletou mais de mil documentos | Foto: Jefferson Rudy | Agência Senado -

Em quase dois meses,

A CPI da Covid já coletou mais de mil documentos, colheu 21 depoimentos e aprovou 29 quebras de sigilos bancários e telefônicos. em quase dois meses, de acordo com informações de O Globo.

A investigação começa a destrinchar três caminhos que levaram o Brasil a atingir a marca de 500 mil mortos pela pandemia: a aposta em medicamentos sem eficácia, a lentidão na compra de vacinas e a crença na tese da “imunização de rebanho”.

O material colhido demonstra, por exemplo, o empenho do governo Bolsonaro em transformar um conjunto de medicamentos sem comprovação científica contra a Covid-19 em uma de suas principais políticas públicas de combate à doença.

Levantamento feito pelo jornal O Globo com base em telegramas diplomáticos enviados à comissão revela que o Itamaraty atuou pelo menos 84 vezes no exterior para garantir o abastecimento de cloroquina.

A maior parte das comunicações foi envidada à Índia. Os telegramas mostram um dos exemplos, como o que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) telefonou ao primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, para pedir a liberação de insumos para a fabricação de cloroquina por empresas privadas brasileiras.

Um documento enviado pelo Ministério da Saúde à CPI mostra que o governo distribuiu mais de 6 milhões de comprimidos de cloroquina e hidroxicloroquina entre março de 2020 e abril de 2021 para combater a Covid-19.

Os depoimentos do ex-ministro da Saúde Henrique Mandetta e do presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, mostraram que o governo quis alterar a bula da cloroquina para adicionar uma recomendação de uso do medicamento contra a Covid-19, o que não foi concretizado.

A demora na compra das vacinas contra a Covid-19 foi um dos assuntos que mais chamou a atenção no início da CPI.

Publicações relacionadas