Estudo liga carne vermelha a risco de câncer de mama | A TARDE
Atarde > Brasil

Estudo liga carne vermelha a risco de câncer de mama

Publicado terça-feira, 14 de novembro de 2006 às 15:21 h | Autor: Agencia Estado

Comer carne vermelha regularmente pode elevar o risco de uma mulher desenvolver uma forma comum de câncer de mama, sugere um novo estudo. Mulheres que consomem mais de uma poção e meia de carne vermelha ao dia mostraram mais que o dobro da chance de desenvolver um tipo de câncer relacionado a hormônios do que as que comem menos de três porções por semana, afirma estudo da Escola de Medicina de Harvard, publicado no periódico Archives of Internal Medicine.

O trabalho foi baseado na observação da dieta e da saúde de mais de 90.000 mulheres, com idade entre 26 e 46 anos, ao longo de 20 anos. As voluntárias preencheram questionários em 1991, 1995 e 1999, e foram divididas em grupos, a partir ad quantidade de carne vermelha que declararam comer. Os pesquisadores acompanharam a saúde das participantes por um período médio de 12 anos, e os diagnósticos de câncer de mama foram confirmados pelo histórico médico.

O consumo de carne foi ligado aos tumores cujo crescimento é alimentado pelos hormônios estrogênio e progesterona - os tipos mais comuns de câncer -, mas não a tumores independentes desses hormônios. As mulheres que comiam mais carne também tinham maior probabilidade de fumar e ser obesas, mas mesmo quando os dados foram ajustados para levar esses fatores em consideração, a ligação da carne com o câncer se manteve.

No entanto, a médica Anne McTiernan, de um centro de pesquisas do câncer, adverte que o estudo baseou-se no que as mulheres diziam comer. "Um filé de 500 gramas e um bife de 90 gramas são contados do mesmo jeito. As pessoas são terríveis na hora de estimar o que seria uma porção", disse ela. "Se você já não estava pensando em virar vegetariana, isso não é razão para fazê-lo", acrescentou.

Publicações relacionadas