Governo federal anuncia piscicultura marinha em Ilhéus | A TARDE
Atarde > Brasil

Governo federal anuncia piscicultura marinha em Ilhéus

Também foram lançadas linhas de crédito para pescadores

Publicado quinta-feira, 13 de janeiro de 2022 às 15:20 h | Autor: Da Redação

Em parceria com a Caixa Econômica Federal, o governo federal ampliou linhas de crédito agro para a atividade pesqueira e também assinou contrato de cessão do uso de águas da União para instalação da primeira piscicultura marinha do Brasil na costa de Ilhéus, no Sul da Bahia. A piscicultura será instalada pela empresa Forever Oceans.

"Estamos celebrando contratos de empréstimo da Caixa Econômica Federal para pescadores, para a piscicultura. O Brasil pode ser um grande produtor não só de frango, suínos, carne bovina, mas também de pescado. Para fazer isso, você precisa pegar áreas delimitadas para fazer a criação de peixe. Estamos juntando várias atuações do Ministério da Economia. De um lado, a Caixa Econômica Federal dá o empréstimo para o piscicultor. Do outro lado, nós temos a Secretaria de Desinvestimentos cuidando das terras da União", afirmou o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Segundo Diogo Mac Cord, secretário especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados da pasta, nos três primeiros anos do atual governo, foram concedidas mais autorizações de uso para piscicultura do que nos dez anos anteriores. No ano passado, uma portaria conjunta da Secretaria Especial da Pesca com a Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (SPU) permitiu acelerar o processo de concessão.

"Esse patrimônio trilionário que nós temos está subutilizado. Historicamente, a gente não deixa que a iniciativa privada avance e consiga elaborar aquelas atividades econômicas que são vocação daqueles estados. Esse é um grande exemplo. Uma área com uma vocação pesqueira maravilhosa e que agora, por meio de uma portaria conjunta da SPU com a Secretaria Especial de Pesca publicada no ano passado, nós conseguimos dar muito mais velocidade ao uso correto dessas áreas", disse Mac Cord.

Publicações relacionadas