Ministério distribuirá 28 milhões de testes de covid em janeiro | A TARDE
Atarde > Brasil

Ministério distribuirá 28 milhões de testes de covid em janeiro

Marcelo Queiroga acrescenta que, em fevereiro, estão assegurados 7,8 milhões de testes

Publicado quinta-feira, 13 de janeiro de 2022 às 16:14 h | Atualizado em 13/01/2022, 16:31 | Autor: Da Redação

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou nesta quinta-feira, 13, que a pasta distribuirá aos estados 28 milhões de testes para covid-19 até o final de janeiro. 

"No mês de janeiro serão distribuídos 28 milhões de testes, sendo que 13 milhões até o dia 15. Em fevereiro já temos assegurados 7,8 milhões de testes. É necessário que os estados e os municípios se associem nessa questão da testagem, porque na ponta quem testa são os municípios, não é o Ministério da Saúde", declarou Queiroga.

O ministro também criticou municípios que, de acordo com ele, têm doses de vacina em estoque por demora na aplicação, e disse que implementar as políticas de saúde é "muito mais efetivo do que enviar ofício para o ministro da Saúde".

Ao contrário de outros países, o autoteste para identificar a covid-19 não é liberado no Brasil. A prática é proibida por uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Na última segunda-feira, 10, Queiroga sinalizou que o governo não deverá distribuir esse tipo de teste, mas recomendará a possibilidade de venda em farmácias.

O autoteste é um exame de antígeno realizado pela própria pessoa, com resultado em aproximadamente 15 minutos. A rapidez é explicada pelo mecanismo usado para identificar ou não a presença do vírus nas amostras.

Publicações relacionadas