adblock ativo

Com produções baianas na lista, 3ª Mostra Cinemas do Brasil divulga filmes selecionados

Publicado às | Atualizado em 21/09/2021, 16:50 | Autor: Da Redação
Documentário baiano 'Coleção Preciosa' está entre os selecionados | Foto: Divulgação
Documentário baiano 'Coleção Preciosa' está entre os selecionados | Foto: Divulgação -
adblock ativo

Acontece de forma virtual, em outubro, a terceira edição da Mostra Cinemas do Brasil. Segundo o evento, que divulgou nesta terça-feira, 21, os 31 filmes participantes, foram mais de 200 produções inscritas de diversos estados do país. Entre os selecionados, estão dois documentários baianos produzidos no município de Vitória da Conquista: Coleção Preciosa, de Rayssa Coelho e Filipe Gama, e 101%, também de Filipe Gama.

Intitulada ‘Memorabilia dos cinemas de rua’, a edição reúne produções sobre cinemas, personagens e cineclubismo. Os filmes estarão disponíveis gratuitamente no site da mostra

Com filmes documentais, experimentais e ficcionais, a edição de 2021 retoma a importância da reabertura dos espaços que trazem memórias e histórias. As exibições em formato híbrido estão distribuídas em recortes relacionados ao tema principal da mostra: “Diálogos com o cinema”; “Cinema de rua e novas mídias”; “Cinema em toda parte”; “Memórias de Cinema”; “Por trás da tela”; “Protagonistas de cinema” “Sessão proibida” e “Subúrbio em Transe”.

Nesta edição, as TVs públicas do Nordeste, a exemplo da TVE BAHIA e TVPE em Pernambuco, terão recortes específicos das produções dos Estados. A APERIPÊ TV em Sergipe, exibirá um recorte contemplando as produções nordestinas integrantes das duas edições anteriores da mostra.

A primeira edição da Mostra Cinemas do Brasil intitulada ‘Quando a sala de projeção vira personagem’ aconteceu de fevereiro a julho de 2019, em mais de 40 cidades brasileiras e exibiu 24 filmes sobre cinemas de rua do país.

A segunda edição da mostra apresentou um panorama de curtas-metragens, em sua maioria documentários que buscam homenagear os cinemas de rua do país, além de propor uma discussão sobre a atual situação desses monumentos arquitetônicos que, em grande parte, estão de portas fechadas e sem nenhum tipo de reparo ou manutenção.

A segunda edição do evento (No Mundo de 2020), aconteceu online no site da mostra exibindo 46 filmes e uma websérie e contou com exibições na TVE Bahia e sessões presenciais na cidade de Aracaju/SE no formato Drive In, através de parceria com o Curta-SE 20 - Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe.

O projeto Mostra Cinemas do Brasil é idealizado e coordenado por Eudaldo Monção (Memorabília Filmes). A terceira edição é produzida por Eudaldo Monção Jr. e Caíque Pimentel (Meu Sertão Produções), com apoio da mídia parceira Revista Exibidor, emissoras exibidoras TVE Bahia, Aperipê TV e TVPE, apoio cultural da Rede Terra Cult - Territórios culturais baianos, Meu Sertão Produções, Coletivo #CineRuaPE e do site Apostila de Cinema - Discutindo a Sociedade a partir do Cinema.

A curadoria da Mostra deste ano é assinada por Eudaldo Monção Jr e Priscila Urpia.

adblock ativo

Publicações relacionadas