Produção 'Cartas Para...' de diretora da UFBA começa a ser filmada em Portugal | A TARDE
Atarde > A TARDE + > CINEINSITE

Produção 'Cartas Para...' de diretora da UFBA começa a ser filmada em Portugal

Publicado sexta-feira, 08 de outubro de 2021 às 20:18 h | Atualizado em 08/10/2021, 20:22 | Autor: Da Redação
Elenco conta com atriz brasileira Elisa Lucinda | Foto: Divulgação
Elenco conta com atriz brasileira Elisa Lucinda | Foto: Divulgação -

O que as escritoras têm a dizer ao mundo? Essa é a pergunta que move o documentário 'Cartas Para…' da diretora Vânia Lima, que é formada na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e cujas gravações começaram em outubro nas cidades de Lisboa, Coimbra e Almada, em Portugal. O longa tem previsão de lançamento para 2022.

Escrita pela própria Vânia Lima, a produção propõe uma ponte entre Brasil, Moçambique e Portugal através da narrativa do filme, onde três escritoras, Elisa Lucinda (Rio de Janeiro), Paulina Chiziane (Maputo) e Raquel Lima (Lisboa) escrevem cartas entre si revelando anseios, perspectivas e processos criativos.

Em Cartas Para... as escritoras falam sobre experiências, desafios e inquietações. Durante o processo, elas acabam revelando seus processos criativos e a dimensão da língua nos históricos sociais dos países onde estão. Dividido em três atos, o filme de 80 minutos é conduzido pelas cartas.

"São elas, as cartas, que conduzem as narrativas, ditas e não ditas do documentário. Em cada ato, ações diferentes. No primeiro, teremos a escrita. É também o momento em que apresentaremos as escritoras, suas casas, locais de escrita e o início de suas cartas. No ato seguinte, imergimos no processo criativo delas, enquanto artistas e mulheres. E por fim, o desenlace com o último parágrafo da carta mostrando uma despedida; um afago, entre mulheres tão distantes e tão próximas", comenta a diretora Vânia Lima.

A produção executiva de Cartas Para... é assinada por Keyti Souza e Taguay Tayussy. Segundo Érico Aires, produtor radicado na cidade de Porto, as filmagens externas acontecem em Lisboa, Coimbra e Almada desde 5 de outubro, com a fotografia de Cláudio Antônio.

Realizado com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual, Cartas Para... será distribuído pela Lança Filmes.

Publicações relacionadas