ACB promove live sobre programa Sebrae Presente na sua Empresa | A TARDE
Atarde > Colunistas > ACB em Foco

ACB promove live sobre programa Sebrae Presente na sua Empresa

Rogério Teixeira, gerente regional do Sebrae

Publicado quarta-feira, 25 de maio de 2022 às 06:02 h | Autor: ACB Em Foco
Segundo Rogério Teixeira, gerente regional do Sebrae, o Programa tem se mostrado fundamental para o desenvolvimento das MPEs
Segundo Rogério Teixeira, gerente regional do Sebrae, o Programa tem se mostrado fundamental para o desenvolvimento das MPEs -

Responsáveis pela maioria dos empregos com carteira assinada no país, as micro e pequenas empresas (MPEs) continuam precisando de reformulações para manterem suas portas abertas, principalmente após dois anos sofrendo efeitos da pandemia. Para contribuir com esta retomada, o Núcleo das Micro, Pequenas e Médias Empresas da Associação Comercial da Bahia (ACB) realizou reunião ontem (24), sobre o Programa Sebrae Presente na sua Empresa, com apresentação do gerente regional do Sebrae em Salvador e Região Metropolitana, Rogério Teixeira, e mediação da consultora Sueli de Paula.

O programa oferece  atendimento gratuito e especializado nas áreas de Marketing Digital e de Vendas, Finanças, Inovação, Atendimento ao Cliente e Planejamento Estratégico, com consultoria presencial, para análise e diagnóstico dos pontos críticos do negócio e é voltado, exclusivamente, para MPEs.

“Com o advento da pandemia, o Sebrae identificou que as MPEs precisavam ter o suporte de profissionais especialistas para montar estratégias. E sensíveis às multifunções que empresários e empresárias desempenham, onde a agenda é um dos principais obstáculos a ser superado, o Programa precisava ser in loco, presencial. A modalidade ativa porta a porta e gratuita também possibilita maior capilaridade e efetividade, além de ser mais inclusiva, quebrando a barreira da desconfiança do ‘se vai valer a pena’”, justifica Teixeira.

Ainda de acordo com o consultor, o Programa tem se mostrado fundamental para o desenvolvimento das MPEs, atuando diretamente na capacidade de geração de emprego e renda. “O Sebrae é uma parte da engrenagem que só funciona com a participação de todos. É assim que podemos transformar a realidade dos baianos”, complementou Teixeira.

O apoio dos líderes empresariais, como comentou a consultora Sueli de Paula, tem sido muito importante para a aceitação da iniciativa. “Em nossas visitas percebemos que as empresas precisam de oxigênio, apoio para sobreviver. E os empresários já se sentem mais confiantes quando o consultor chega até eles com a chancela de uma entidade como a ACB”, disse.

Vice-coordenadora do Núcleo das MPEs da ACB, Rosemma Maluf salientou que o pós-pandemia trouxe desafios para os pequenos empresários que são maiores do que a própria capacidade de absorver estas informações. “Por isso a presença do Sebrae é estratégica para a sobrevivência desses negócios. E este programa soma com os esforços da ACB para fazermos um trabalho sinérgico e sincronizado”, convidou a líder empresarial.

Neste sentido, o vice-presidente Paulo Cavalcanti falou sobre o projeto ACB nos Bairros, que leva orientações para empresários de diferentes pontos da cidade. “A ação é uma caravana para melhorar o ambiente empresarial e fortalecer a nossa economia. Com consciência e participação, podemos contribuir com o desenvolvimento de toda sociedade”, justificou.

Já o coordenador do Núcleo das MPEs da ACB, Carlos Gantois, voltou a reivindicar um maior comprometimento do poder público estadual com o desenvolvimento do setor das MPEs da Bahia. “O trabalho desenvolvido pelo Sebrae é um exemplo que precisa servir como modelo para os nossos governantes. É fundamental que todos os candidatos a governador demonstrem como vão contribuir e trabalhar de mãos dadas com o setor produtivo. E um passo inicial seria retomarmos a ideia de uma Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa como proposta de governo”, finalizou.

Publicações relacionadas