Eduardo Morais de Castro recebe Comenda 2 de Julho | A TARDE
Atarde > Colunistas > ACB em Foco

Eduardo Morais de Castro recebe Comenda 2 de Julho

Entrega da Comenda foi proposta pelo deputado estadual Eduardo Salles

Publicado quarta-feira, 10 de agosto de 2022 às 05:15 h | Autor: ACB Em Foco
Eduardo foi o 47º presidente da Associação Comercial da Bahia, entre 2007 e 2011
Eduardo foi o 47º presidente da Associação Comercial da Bahia, entre 2007 e 2011 -

Mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a Comenda 2 de Julho foi entregue ao empresário Eduardo Morais de Castro, na última segunda-feira, como reconhecimento a uma vida marcada por grande dedicação aos mais diversos assuntos históricos, sociais e artísticos do estado. Soteropolitano nascido em 1948, Eduardo foi o 47º presidente da Associação Comercial da Bahia (ACB), entre 2007 e 2011, período em que coordenou as comemorações do bicentenário da entidade. 

Sua atuação social inclui ainda participação em diversas instituições, dentre elas, Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, Instituto Genealógico da Bahia, Associação da Nobreza Histórica do Brasil, Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Conceição da Praia, Devoção do Senhor Bom Jesus do Bonfim, Santa Casa da Misericórdia da Bahia, Instituto Miguel Calmon de Estudos Sociais e Econômicos e Associação Brasileira do Comércio de Produtos Químicos e Petroquímicos.

A entrega da Comenda 2 de Julho a Castro foi proposta pelo deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar do Setor Produtivo, Eduardo Salles, que definiu o condecorado como “uma pessoa que conhece a fundo a história da Bahia.” O presidente da ALBA, deputado Adolfo Menezes, presidiu a sessão que contou ainda com as presenças de presidentes e dirigentes de diversas instituições, além de familiares, amigos e admiradores do homenageado.

“Sua atuação no setor privado e também no período que esteve à frente de importantes entidades empresariais e culturais da Bahia é um exemplo para todos nós. Entregar essa medalha para Eduardo é uma forma de fazer com que as novas gerações se mirem no trabalho dele”, afirmou Salles, que também integra a diretoria da ACB.

O vice-presidente da ACB, Paulo Cavalcanti, discursou em nome da entidade. “Eduardo é um grande associativista, um homem que vem despertando em várias gerações a necessidade de vida em coletividade. Como sempre digo, quem menos precisa, é quem mais pode fazer para transformarmos nossa sociedade. E Eduardo é um incansável na busca por melhorias na educação, na saúde, na segurança e no bem-estar social. Trata-se de um exemplo de consciência cidadã participativa a ser seguido”.

Sucessor de Eduardo Morais na presidência do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, Joaci Góes também usou a tribuna para destacar a trajetória do homenageado. “Dentre os recipiendários desta que é a mais importante comenda do poder legislativo da Bahia, poucos foram aqueles com uma biografia para se equiparar à rica biografia, sob as múltiplas dimensões da sua representatividade na vida baiana, como a biografia de Eduardo Morais de Castro. Portanto, de parabéns Eduardo Salles, de parabéns a Assembleia Legislativa, por ter valorizado esta comenda, conferindo-a a um verdadeiro varão de Plutarco”.

Além de agradecer a homenagem, Eduardo Morais de Castro aproveitou a cerimônia para destacar a importância do 2 de Julho para a história do Brasil. “A verdadeira independência do Brasil não foi no 7 de setembro. Então, acho que devemos reescrever a história do Brasil. Essa é uma cruzada que eu tenho e que se fortalece neste momento, para que possamos despertar esse sentimento de reconhecimento do 2 de Julho como a verdadeira independência do Brasil”, destacou.

Publicações relacionadas