Eventos na ACB projetam o futuro e homenageiam o passado | A TARDE
Atarde > Colunistas > ACB em Foco

Eventos na ACB projetam o futuro e homenageiam o passado

Publicado quarta-feira, 15 de junho de 2022 às 00:12 h | Atualizado em 15/06/2022, 10:27 | Autor: ACB Em Foco
Mário Dantas e o Vice-Almirante Humberto Caldas da Silveira Júnior
Mário Dantas e o Vice-Almirante Humberto Caldas da Silveira Júnior -

O Núcleo de Educação e Cultura da Associação Comercial da Bahia (ACB) realizou a Noite da Educação, na última quinta-feira, dia 9, com a presença de professores, gestores, técnicos e empresários para discutir propostas que garantam qualidade para o ensino público do país. A presidente-executiva da organização Todos Pela Educação, Priscila Cruz, apresentou a caravana Educação Já!,  que tem percorrido o país com o objetivo de subsidiar os governos com diagnósticos e propostas de políticas públicas que orientem avanços no setor.

Na oportunidade, ela apresentou o Panorama da Educação Básica na Bahia, com indicadores que combinam avanços e números abaixo da média nacional, o que mostra a importância do debate local. Como explicou, espera-se que o material possa subsidiar e estimular os debates, no âmbito das eleições de 2022, entre todos os atores que se engajam na melhoria da qualidade da Educação da Bahia e do Brasil. “Educação de qualidade é ainda mais importante para os alunos mais pobres. Precisamos dar voz a eles”, complementou Priscila.

Apontado como exemplo de projeto baiano com resultados positivos para a educação do estado, o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP), esteve representado por sua diretora pedagógica, Bete Monteiro. Como avalia, “para que possamos reverter a trágica situação educacional da Bahia, precisamos garantir foco, formação permanente dos educadores, monitoramento sistêmico de resultados e colaboração entre estados e municípios”. 

Coordenador do Núcleo de Educação e Cultura da ACB, o professor Ney Campello destacou que a entidade está promovendo uma série de atividades com o objetivo de colocar a educação pública na pauta do setor produtivo. “Nossa proposta é trazer esta agenda estratégica para o cotidiano dos empresários baianos. Longe de querer superar o papel do estado, mas mostrar que podemos propor ações em rede”, justificou.

ACB e Marinha retomam tradição

A Associação Comercial da Bahia e o Comando do 2º Distrito Naval da Marinha do Brasil voltaram a realizar a tradicional cerimônia de aposição floral no Monumento em Homenagem aos Heróis da Batalha do Riachuelo, na manhã da última sexta-feira, dia 10.

Como contou o presidente da ACB, Mário Dantas, foi durante a Guerra do Paraguai quando mais se estreitaram os laços entre a ACB e a Marinha do Brasil. “Os registros históricos mostram que durante e após o conflito, a ACB ofertou assistência às famílias dos militares enviados ao campo de operações e a própria sede da Associação serviu como casa de recuperação para militares feridos na guerra”.

O comandante do 2° Distrito Naval, vice-almirante Humberto Caldas da Silveira Júnior, além de ressaltar a participação baiana na batalha ocorrida em 11 de junho de 1865, destacou a importância simbólica da homenagem promovida por empresários e cidadãos baianos, que já se repete há 150 anos. “Uma nação só é realmente uma nação quando ela cultiva os seus heróis sejam eles civis ou militares”, enalteceu.

Publicações relacionadas