Núcleo de Educação da ACB inicia ciclo de debates | A TARDE
Atarde > Colunistas > ACB em Foco

Núcleo de Educação da ACB inicia ciclo de debates

Publicado quarta-feira, 22 de setembro de 2021 às 06:02 h | Autor: Da Redação
Anna Penido é a convidada do evento promovido pelo Núcleo de Educação da ACB | Foto: Acervo ACB
Anna Penido é a convidada do evento promovido pelo Núcleo de Educação da ACB | Foto: Acervo ACB -

A Associação Comercial da Bahia (ACB) inicia hoje as atividades do seu recém criado Núcleo de Educação e Cultura. Para apresentar o tema Liderança para Equidade na Educação e a Função Social da Empresa, o coordenador do Núcleo, Ney Campello, convidou a educadora Anna Penido, diretora do Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação. O encontro acontece às 20 horas, com transmissão pelo canal da entidade no YouTube.

Professor e ex-superintendente de Educação Básica do Estado da Bahia, Campello diz que a ACB entende a importância de participar da agenda educacional do estado, tanto do ponto de vista da formação de profissionais que reúnam as habilidades e competências requeridas para o mercado de trabalho, quanto da formação de uma cidadania crítica e consciente dos seus direitos educacionais, sociais e políticos.

“A empresa não pode ficar ao largo dessa agenda estratégica para o desenvolvimento do país, que é a educação. E a Associação Comercial da Bahia quer colaborar para o encontro de boas práticas inovadoras que se convertam numa educação de qualidade para todos os brasileiros e brasileiras. É nosso compromisso convidar profissionais e personalidades brasileiras que possam contribuir com esse debate, trazendo ideias e modelos educacionais capazes de reverter os baixos indicadores de performance que marcam a educação brasileira, especialmente na educação básica, na expectativa de promovermos equidade e eficácia na oferta do ensino e da aprendizagem”, aponta Campello.

Fundadora da CIPÓ - Comunicação Interativa, organização não governamental dedicada à garantia de direitos de crianças, adolescentes e jovens, Anna Penido ressalta que as desigualdades educacionais, que sempre desafiaram a sociedade brasileira, ganharam ainda mais profundidade durante a pandemia do coronavírus. Diante deste cenário, a educadora aponta como estratégia a realização de pesquisas aplicadas com os principais centros de estudo nacionais e internacionais para oferecer formação intensiva para que as lideranças educacionais do país possam assegurar aprendizagem e desenvolvimento integral com qualidade e equidade para cada estudante, sem que nenhum deles fique para trás.

“Esse esforço, no entanto, não pode se restringir às redes de ensino. Um salto dessa magnitude precisa contar com o envolvimento de muitos outros agentes, incluindo as lideranças empresariais, que têm a capacidade de mobilizar a população, incentivar o poder público e colaborar diretamente com as escolas, para que avancem nessa direção”, convoca Penido.

Publicada às quartas-feiras, a coluna mostra a atuação da Associação Comercial da Bahia na defesa do empresariado baiano

Publicações relacionadas