O papel da sociedade na educação contemporânea | A TARDE
Atarde > Colunistas > ACB em Foco

O papel da sociedade na educação contemporânea

Publicado quarta-feira, 17 de novembro de 2021 às 06:02 h | Autor: Da Redação
Mozart Neves fala sobre o papel da sociedade na educação no Ciclo de Debates da ACB | Foto: Acervo pessoal
Mozart Neves fala sobre o papel da sociedade na educação no Ciclo de Debates da ACB | Foto: Acervo pessoal -

O Primeiro Ciclo de Debates do Núcleo de Educação e Cultura da Associação Comercial da Bahia (ACB) tem seguimento hoje, às 17h30, no canal ACB Lives no YouTube, com a presença do educador Mozart Neves para falar sobre “O papel da sociedade na educação contemporânea”. Realizado em parceria com a Fundação Paulo Cavalcanti, que lidera o Movimento Via Cidadã, este será o quarto encontro do programa que está promovendo o compartilhamento de ideias, motivações e estratégias de enfrentamento aos graves e complexos desafios da desigualdade educacional no país.

Como aponta o professor Ney Campello, coordenador do Núcleo, a responsabilidade social corporativa é imprescindível para a educação de crianças e jovens, principalmente para a formulação de um novo modelo educacional que seja capaz de prepará-los para o itinerário acadêmico e para o mercado de trabalho, com sólida formação de valores humanos e empreendedorismo.

“Para nós, debater o papel da sociedade na formulação e implementação de políticas públicas educacionais, como dever do estado e da sociedade, passa necessariamente por uma estratégia de pacto federativo, sustentada por um regime de colaboração entre os entes estatais e, ao mesmo tempo, por uma ação de caráter intersetorial, envolvendo todos os agentes estratégicos econômicos e sociais”, justifica Campello.

Para apresentar uma visão mais ampla sobre os complexos desafios para a escola e a Educação no país, o professor Mozart Neves trará para o debate suas experiências como formulador e executor de políticas públicas, adquiridas em funções como secretário estadual de Educação de Pernambuco, por quatro anos, reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde lecionou por mais de 35 anos, membro do Conselho Nacional de Educação e dirigente do Movimento Nacional Todos Pela Educação.

“Cada vez mais o papel da sociedade será determinante para a oferta de uma educação com significado, que promova o desenvolvimento pleno das pessoas, em conformidade com o Artigo 205 da Constituição Federal, especialmente para blindar as boas políticas públicas das descontinuidades governamentais. Este mesmo artigo é também muito claro ao colocar que esta educação seja oferecida, enquanto dever, pelo estado e pela família, em colaboração com a sociedade. Isso evidencia o quanto a sociedade deveria estar mais participativa nesse processo, mais organizada e atenta. A educação será o novo nome do desenvolvimento”, destaca Mozart Neves.

Publicada às quartas-feiras, a coluna mostra a atuação da Associação Comercial da Bahia na defesa do empresariado baiano

Publicações relacionadas