Reunião debate MPEs e a retomada do crescimento | A TARDE
Atarde > Colunistas > ACB em Foco

Reunião debate MPEs e a retomada do crescimento

Publicado quarta-feira, 05 de maio de 2021 às 06:03 h | Autor: ACB Em Foco*
O presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles; a vice-coordenadora e o coordenador de MPMEs da ACB, Rosemma Maluf e Carlos Gantois | Foto: Reprodução
O presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles; a vice-coordenadora e o coordenador de MPMEs da ACB, Rosemma Maluf e Carlos Gantois | Foto: Reprodução -

Os mais recentes levantamentos feitos pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia comprovam que os pequenos negócios são essenciais para a retomada do crescimento da economia do país e para a geração de empregos. Apenas em fevereiro de 2021, as micro e pequenas empresas foram responsáveis pela geração de 68,5% dos empregos criados no Brasil, o que corresponde a pouco mais de 275 mil vagas, mais do que o dobro dos postos de trabalho gerados pelas empresas de médio e grande porte, de 101,8 mil.

As iniciativas realizadas e as novas propostas para o setor foram apresentadas e debatidas durante Reunião do Núcleo das Micro, Pequenas e Médias Empresas da Associação Comercial da Bahia (ACB), realizada ontem, com a presença do diretor-presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, que palestrou sobre “Políticas Públicas na Pandemia e a atuação do Sebrae em apoio às MPEs”. Ao apresentar os balanços de 2020 e as perspectivas para 2021, Melles afirmou que as micro e pequenas empresas são “salvação e o motor do país”. Como pontuou, são os pequenos negócios que sustentam a geração de empregos e, por isso, é tão importante que sejam realizadas políticas públicas que amparem esse segmento.

“Articulamos parcerias para favorecer a digitalização das empresas, ampliamos a oferta de aval para tomada do crédito, reforçamos nossos canais digitais para aumentar também nossa capacidade de atendimento. Aos poucos, na proporção em que as medidas de restrição foram sendo amenizadas e com uma crescente adaptação dos empreendedores à nova realidade gerada pela crise, nossas pesquisas mostraram uma lenta, mas consistente recuperação das micro e pequenas empresas. Os donos de pequenos negócios apostaram na digitalização e na inovação, e conseguiram resgatar parte do faturamento perdido”, afirma.

Em relação ao papel das MPEs na reconstrução do país, o coordenador do Núcleo das Micro, Pequenas e Médias Empresas da ACB, Carlos Gantois, classificou como fundamental o papel do Sebrae nesta causa e também convocou os parlamentares para aderirem a esta luta. “Trata-se de segmento estratégico para o desenvolvimento sustentável da Bahia e do Brasil por sua representatividade e capilaridade”, pontuou. Para Gantois, neste momento de crise torna-se ainda mais necessário o irrestrito apoio por parte dos governos federal, estadual e municipal, sobretudo nas áreas do acesso ao crédito, avanços no Simples e reestruturação empresarial.

Na última reunião do núcleo com o presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados, Deputado Otto Alencar Filho, discutiu-se tais avanços. O parlamentar protocolou dois projetos de lei complementar, de sua autoria, os quais alteram a LC 123/2006. ”A ACB abraçou a causa das MPEs e conta com o apoio crescente dos parlamentares, com ações efetivas, em prol dos pequenos negócios”, assinalou Gantois.

A vice-coordenadora Rosemma Maluf manifestou a parceria que vem mantendo com o Sebrae-BA há mais de 20 anos e a necessidade de apoio da entidade ao empreendedorismo feminino, bem como ao turismo baiano. A reunião foi acompanhada por líderes empresariais, políticos, gestores de entidades de classe e de fomento e acadêmicos. Como definiu o presidente da ACB, Mário Dantas, “a união com o Sebrae é fundamental para criar um ambiente propício para a retomada da economia”.

O diretor-superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, defendeu a importância de incluir as prefeituras neste processo de retomada da economia, “para que os municípios se estruturem e as micro e pequenas empresas assumam seu lugar de destaque”. O conselheiro e ex-prefeito de Salvador, Manoel Castro, enalteceu a luta da ACB em prol das MPEs, ressalvando o trabalho feito por Carlos Melles desde à época em que foram colegas, juntamente com Jorge Khoury, na Câmara dos Deputados. Após o encontro, o sentimento era de expectativas positivas renovadas quanto à retomada do crescimento econômico ainda em 2021. “Confesso que não esperava uma injeção de ânimo tão significativa nesta manhã”, sintetizou o empresário Frutos Dias.

*ACB em Foco – Publicada às quartas-feiras, a coluna cobre a atuação da Associação Comercial da Bahia na defesa do empresariado baiano

Publicações relacionadas