Bahia ESG exige gestão Agro ACV | A TARDE
Atarde > Colunistas > A TARDE Agro

Bahia ESG exige gestão Agro ACV

Publicado segunda-feira, 23 de agosto de 2021 às 06:00 h | Autor: José Luiz Tejon
Cadeia produtiva do algodão pode ter um novo olhar
Cadeia produtiva do algodão pode ter um novo olhar -

SG - Environmental, Social and Governance. Meio ambiente, responsabilidade social e governança. O único rumo.

ACV a fórmula da gestão, significa Avaliação de Ciclo de Vida das cadeias produtivas do berço ao berço. Quer dizer, na natureza nada se perde tudo se transforma. Para o bem ou para o mal, irá depender da competência da gestão humana, todos juntos.

Num exemplo simples, para uma avaliação do ciclo de vida do setor de soja e milho, por exemplo, o berço pode ter início nas minas de fertilizantes, em toda logística e transporte, nos setores industriais, comerciais e de serviços que antecedem as fazendas. Passa pelos agricultores, como manejam safra e safrinha, como usam a agricultura de baixo carbono, segue das porteiras para muito além, industrialização, transportes, portos verdes, combustíveis renováveis, varejo, nossas casas, e chegam nos “lixões“ que precisam urgentemente serem transformados em aterros sanitários.

Visitei o centro de tratamento de resíduos leste, em Sapopemba/São Paulo, onde a Ecourbis com Gaswatt e MWM transformam 6 mil toneladas de lixo/dia em biogás, eletricidade, que por exemplo energizam antenas de telecomunicações como da TIM.

Quando olhamos do berço ao berço poderemos estabelecer um mix criativo reunindo políticas públicas com ações articuladas da sociedade civil organizada.

Olhar o ciclo de vida da cadeia produtiva do algodão, por exemplo, nos obriga a incluir métricas e soluções para as boas práticas de tingimento, longevidade do uso da moda x fast fashion, água nas lavanderias, processamento nas tecelagens e todos os demais aspectos de impactos ambientais e de responsabilidade social que passam pelo campo mas vão muito além. EU SOU ALGODÃO, por exemplo, não é só um, é SOMOS. Todos.

A Bahia tem tudo, do A do abacate ao Z do zebu. Uma Bahia ESG é o futuro inexorável. A gestão ACV, o caminho. Não adianta mais apontar o dedo da culpa da sustentabilidade para o outro. Como disse Sônia Chapman, presidente da Rede Empresarial ACV, se o agro é tudo, a todos pertence, mas não é de ninguém em particular. Cabe a todos cuidar. Juntos.

Publicações relacionadas