Embrapa Arroz e Feijão busca parcerias e algodão é sucesso na Bahia | A TARDE
Atarde > Colunistas > A TARDE Agro

Embrapa Arroz e Feijão busca parcerias e algodão é sucesso na Bahia

Publicado segunda-feira, 27 de setembro de 2021 às 06:00 h | Autor: José Luiz Tejon
Safra de algodão foi sucesso na Bahia | Foto: Divulgação
Safra de algodão foi sucesso na Bahia | Foto: Divulgação -

Enquanto celebramos na Bahia o fechamento da safra do algodão com qualidade de fibra e alta produtividade, além dos cuidados com a sustentabilidade e vazio sanitário, como registra a ABAPA – Associação Baiana dos Produtores de Algodão; recebi do chefe da Embrapa Arroz e Feijão uma solicitação muito importante. Considero uma oportunidade que Élcio Guimarães oferece a toda a sociedade do agronegócio.

A Embrapa Arroz e Feijão reúne um patrimônio fundamental para a vida na terra na forma dos bancos de germoplasma, com cerca de 18 mil acessos genéticos de feijão e 12 mil de arroz. Manter, renovar, e assegurar ao Brasil e ao mundo esses seres “vivos”, e prontos para as pesquisas e mesmo enfrentamentos de riscos sanitários de todas as espécies tem um custo elevado. Por isso a Embrapa Arroz e Feijão abre para que a iniciativa privada participe da manutenção e segurança alimentar desses dois itens que são sagrados na comida do brasileiro e, da mesma forma, fontes ricas para todo programa mundial de combate à fome e dignidade de vida. Arroz e feijão, alvo do Globo Repórter da última sexta feira (24/9), na minha forma de ver estará cada vez mais no centro dos pratos, por significarem culturas gastronômicas e valor agregado de centenas de “terroir“ nacionais e mundiais.

Sem dúvida, endosso e convoco empresários, presidentes de companhias, CEOs, a contatarem o chefe da Embrapa Arroz e Feijão e usufruírem de uma oportunidade única de associar sua marca, seu compromisso de visão, valores e missão com o prato brasileiro mais sagrado dentre toda alimentação: arroz e feijão. O Brasil já tem o CENARGEN – Centro Nacional de Recursos Genéticos, o 5º maior banco genético do planeta terra. E na Embrapa Arroz e Feijão, este acervo específico dessas duas culturas. Agronegócio será cada vez mais sinônimo de saúde, segurança e sustentabilidade. Não importa se sua empresa está no setor agrícola ou comércio, indústria ou serviços. Fico imaginando que genial associar o seu nome a tão nobre fundamento como este. Élcio Perpétuo Guimarães quer falar com você.

E da ABAPA, estive com a vice-presidente Alessandra Zanotto Costa em LEM, 17/9 passado, num encontro com líderes cotonicultores e o Grupo Girassol, e quero cumprimentá-la pelo evoluído pronunciamento pleno de consciência ESG. Por isso o algodão, podemos dizer, exemplifica hoje uma das cadeias produtivas mais bem lideradas do país. Ao seu presidente Luiz Carlos Bergamaschi, sucesso e que continue. E que possamos ter o mesmo progresso no setor do feijão com arroz.

Publicações relacionadas