Gestão de gases de efeito estufa | A TARDE
Atarde > Colunistas > A TARDE Agro

Gestão de gases de efeito estufa

Publicado segunda-feira, 12 de abril de 2021 às 06:00 h | Autor: José Luiz Tejón
Segundo ministra, trabalho mostrará a sustentabilidade do setor agropecuário brasileiro | Foto: Augusto Isensee | Ascom LEM
Segundo ministra, trabalho mostrará a sustentabilidade do setor agropecuário brasileiro | Foto: Augusto Isensee | Ascom LEM -

Coletânea sobre gestão de gases de efeito estufa é um presente do Brasil para o mundo. Na semana passada foi lançada a “coletânea dos fatores de emissão e remoção dos gases de efeito estufa para a agropecuária”.

A ministra Tereza Cristina declarou se tratar de um trabalho científico com métricas que mostram como o Brasil “é uma potência agrosustentável”. Enfatizou que internamente esse conhecimento servirá para políticas públicas, e a evolução da produtividade, maior eficiência e sustentabilidade dos nossos produtores. E externamente afirmou: “mostrará a sustentabilidade do setor agropecuário brasileiro, ganharemos forças nas negociações climáticas, no cumprimento dos nossos compromissos e inclusive no acordo de Paris, e ainda apoiaremos todos os demais países nos mesmos biomas brasileiros”.

A apresentação foi feita por Mariane Crespolini, diretora de produção sustentável e irrigação do Mapa, revelando que a diminuição de gases do efeito estufa no plantio direto comparado ao tradicional é da ordem de 75%. Todo o conhecimento do país a respeito da gestão do gás de efeito estufa está à disposição no site do Mapa e pode ser baixado por todos. O ministro de ciência tecnologia e inovação, Marcos Pontes, disse que a união do agro com a ciência e tecnologia nos fará cada vez mais o exemplo do setor no mundo.

O secretário de inovação desenvolvimento rural e irrigação, Fernando Camargo, parabenizou a equipe e registrou: “isto é simplesmente o início, o primeiro capítulo de uma longa saga”. 

Daniel Carrara, diretor geral do SENAR, revelou termos 10 mil técnicos na instituição colocando a ciência a favor da agropecuária. E o presidente da CNA, João Martins, acrescentou: “o Brasil é uma referência no sistema integrado”. Essa coletânea hoje com apoio do SENAR confirma que os efeitos dos gases efeito estufa podem ser mitigados. Incremento de renda, produtividade e proteção ao meio ambiente, esse é o compromisso da CNA e SENAR.

Excelente trabalho, agora precisamos divulgar, usar e levar essa educação a todos os demais países do cinturão tropical do planeta, e para todos os nossos clientes e consumidores do alimento brasileiro.

Hora de comunicar, um presente do Brasil para o mundo. 

Publicações relacionadas