Marcos Montes, o novo ministro da Agricultura | A TARDE
Atarde > Colunistas > A TARDE Agro

Marcos Montes, o novo ministro da Agricultura

Publicado segunda-feira, 04 de abril de 2022 às 06:00 h | Autor: José Luiz Tejon | [email protected]
Imagem ilustrativa da imagem Marcos Montes, o novo ministro da Agricultura
-

A ministra Tereza Cristina pediu e o agronegócio endossou, como foi a própria manifestação do IPA - Instituto Pensar Agro, com seu presidente Nilson Leitão, registrando que o secretário executivo do mapa Marcos Montes “será o melhor substituto da ministra Tereza para manter o sucesso alcançado“.

Marcos Montes Cordeiro nascido em Sacramento Minas Gerais, médico, professor e deputado federal pelo PSD com diversas atividades conectadas ao agronegócio. Tereza Cristina sai para disputar o senado pelo Mato Grosso do Sul pelo DEM.

A ministra Tereza fez ao longo destes difíceis quase 4 anos um trabalho corajoso e de pacificação das polarizações principalmente nas questões internacionais, viajando, abrindo cerca de 150 mercados para o Brasil, enfrentando crises sanitárias e apoiando o cooperativismo construindo um diálogo entre as cadeias produtivas evitando radicalizações.

Eu diria a ministra Tereza foi uma pacificadora de emoções e articuladora da ciência estimulando sempre o ângulo agroambiental brasileiro. Destaco o suporte dado ao plano ABC + agricultura de baixo carbono, o plano águas do agro, o pronasolos e o plano nacional de fertilizantes a ministra Tereza na sua última semana no cargo, ao lado do presidente da EMBRAPA Celso Moretti anunciou por onde a caravana EMBRAPA Fertbrasil irá passar, treinando e educando a respeito do uso eficiente dos fertilizantes. Serão 32 polos produtivos e a grande luta será a redução do desperdício deste insumo crítico e vital para o país em meio à crise da guerra da Rússia e Ucrânia, custos que explodiram e que gerou o plano nacional de fertilizantes.

Que possamos crescer a produção neste ano, já com trigo no inverno, pois produção maior é a única resposta realista em ambiente de crise, mesmo com escassez de fertilizantes. Hora das inovações e da precisão.

Publicações relacionadas