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Quem fala em nome do agro brasileiro?

Publicado segunda-feira, 03 de maio de 2021 às 06:00 h | Autor: José Luiz Tejon
Agronegócio cada vez mais forte no Brasil
Agronegócio cada vez mais forte no Brasil -

Agronegócio tradução de “agribusiness“ (Ray Goldberg & John Davis - Harvard) é a soma total de todos os itens e elos das cadeias produtivas cuja originação ocorre na agropecuária. Mas não é somente este setor, que chamamos “dentro da porteira“. Inclui indústria, comércio, pesquisa, serviços; o antes e o pós porteira das fazendas que somam, reunidos, de 60 a 70% do total do PIB desse complexo agroempresarial.

As partes desse sistema estão espalhadas no governo entre distintos ministérios como economia, agricultura, relações exteriores, infraestrutura, transporte, meio ambiente. Da mesma forma nas confederações nacionais empresariais, cada uma delas tem conexão direta com este mega complexo estratégico, notoriamente CNA -Confederação Nacional da Agropecuária; CNI - Confederação Nacional da Indústria; CNC - Confederação Nacional do Comércio; CONSIF - Confederação Nacional do Sistema Financeiro; CNcoop - Confederação Nacional das Cooperativas; bem como as demais transporte, turismo, saúde, comunicação.

Registramos aqui nesta coluna algumas cadeias produtivas do agro brasileiro que já funcionam muito bem como um sistema que dialoga e que formam um “design estratégico“. O algodão, e a indústria da árvore por exemplo. Associações em torno do agronegócio também somam centenas, onde o risco de não conversarem entre si e, ao contrário, rivalizarem entre elas existe, e isso é o pior de todos os destinos quando olhamos o agronegócio como um composto único econômico, social e ambiental.

Neste momento, para exemplificar, a indústria de couro está sob riscos das montadoras de automóveis cortarem o Brasil como fornecedor em função de incertezas ambientais amazônicas. O milho, insumo sagrado do setor de proteína animal, subiu 19% neste primeiro trimestre, e passamos a ter o milho mais caro do mundo. Como fica a equação e o futuro dessas relações se a indústria da proteína animal, o comércio, a infraestrutura, armazenagem, e os serviços financeiros e seguro, ao lado dos agricultores e de um planejamento estratégico que os reúna a todos, não ocorrer?

Hoje vivemos o desafio de saber também quem fala em nome do Brasil? O agronegócio precisa prestar atenção e ter uma só voz, pelo menos numa lista de prioridades fundamentais para a vida e o progresso de todos

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