Celebração do 2 de Julho tem perspectivas múltiplas | A TARDE
Atarde > Colunistas > A Tarde Memória

Celebração do 2 de Julho tem perspectivas múltiplas

Publicado sexta-feira, 02 de julho de 2021 às 06:15 h | Autor: Cleidiana Ramos
O professor titular da Ufba, Jocélio Teles dos Santo analisa a importância do 2 de Julho. Foto: Divulgação
O professor titular da Ufba, Jocélio Teles dos Santo analisa a importância do 2 de Julho. Foto: Divulgação -

Doutor em antropologia e professor titular da Universidade Federal da Bahia, Jocélio Teles dos Santos, 62 anos, coordenou a pesquisa que resultou no conteúdo do Portal 2 de Julho  . No site é possível conferir uma série de documentos  sobre a festa e a importância que ela ganhou para a Bahia. O material disponibilizado na plataforma indica também a importância dos registros feitos pelos jornais, que têm essa característica de registrar o cotidiano.

Em uma entrevista realizada por mediação tecnológica, o autor de livros como O dono da terra- o Caboclo nos candomblés da Bahia e O poder da cultura e a cultura no poder, destaca aspectos importantes sobre a comemoração da independência do Brasil na Bahia.

A realização da entrevista foi uma experiência interessante, afinal, em tempos de emergência sanitária devido à pandemia de cornavírus, estamos às voltas com a busca de alternativas para superar os desafios,  como o "vazamento" das rotinas cotidianas no isolamento social para as nossas atividades profissionais  - barulho de obra na minha vizinhança, ajuste aqui e ali do som de um microfone, uma interferência ou outra na imagem devido à instabilidade da conexão, mas conseguimos viabilizar a conversa com essa importante análise. Dentre as várias perspectivas apontadas pelo professor está o protagonismo do Caboclo, que fez as tradições indígenas e as culturas afro-brasileiras ganharem protagonismo na chamada maior data da Bahia.   

Confira os vídeos com os trechos da entrevista. 

Para o professor Jocélio dos Santos, uma experiência multidisciplinar, resultado de um trabalho da equipe coordenada por ele em conjunto com a doutora em História e também professora da Ufba,  Wlamyra Albuquerque , o Portal 2 de Julho pode ser uma excelente fonte de pesquisa para novas abordagens sobre o 2 de Julho. 

Mas o que é o 2 de Julho? Festa cívica, celebração das culturas populares, protesto, ou tudo isso  misturado? 

O Caboclo, ícone maior da celebração do 2 de Julho, é chamado, não à toa, de "o verdadeiro dono da terra".   

Em tempos tão duros vale o bom conselho em baianês associado à Festa do 2 de Julho: "toca o carro pra Lapinha". 

Publicações relacionadas