Coleção do Cedoc tem raro registro sobre a procissão de Sant´Ana | A TARDE
Atarde > Colunistas > A Tarde Memória

Coleção do Cedoc tem raro registro sobre a procissão de Sant´Ana

Publicado sexta-feira, 23 de julho de 2021 às 10:25 h | Atualizado em 23/07/2021, 10:33 | Autor: Cleidiana Ramos
Registro foi realizado em 1961 e é o único com esse tema na coleção do Cedoc sobre as festas do Rio Vermelho. Data: 06/02/1961. Foto: Cedoc A TARDE
Registro foi realizado em 1961 e é o único com esse tema na coleção do Cedoc sobre as festas do Rio Vermelho. Data: 06/02/1961. Foto: Cedoc A TARDE -

A fotografia da procissão de Sant´Ana na coleção de imagens sobre a Festa do Rio Vermelho do Centro de Documentação A TARDE (Cedoc) é um registro raro. Essa imagem foi realizada em 1961 e numa época em que a festa da padroeira do bairro acabava ficando ofuscada diante de tantos eventos ocorridos durante o verão.

Na década de 1970, a comemoração foi transferida para o dia 26 de julho. Nesta data Sant´Ana é festejada ao lado de São Joaquim. Eles são considerados, pela tradição católica, os pais de Maria e, portanto, avós de Jesus. Por isso vovós e vovôs serão também homenageados na segunda-feira.

Na versão para o jornal A TARDE desta coluna amanhã, sábado, 24, vai ter mais detalhes sobre a história em torno da Festa de Sant´Ana. A TARDE Memória traz histórias construídas com o material que forma o acervo do Cedoc A TARDE, como fotografias e reportagens. Nas sextas-feiras tem conteúdo da coluna também em A TARDE FM.          

Publicações relacionadas