Edição de A TARDE trouxe notícia de furto a Tabuleiro de Omolu | A TARDE
Atarde > Colunistas > A Tarde Memória

Edição de A TARDE trouxe notícia de furto a Tabuleiro de Omolu

Publicado sexta-feira, 13 de agosto de 2021 às 11:10 h | Atualizado em 13/08/2021, 11:23 | Autor: Cleidiana Ramos
A TARDE trouxe história de roubo dos donativos arrecadados em rito do Candomblé. Data: 04/07/1975. Foto: Cedoc A TARDE
A TARDE trouxe história de roubo dos donativos arrecadados em rito do Candomblé. Data: 04/07/1975. Foto: Cedoc A TARDE -

Na edição de 4 de julho de 1975, A TARDE trouxe a história do registro em uma delegacia do furto de uma bolsa que tinha donativos arrecadados por duas sacerdotisas de candomblé. Elas estavam nas ruas realizando o rito conhecido como “Tabuleiro de Omolu” ou Sabejé. Segundo o texto, um homem se aproximou e disse que faria uma oferta, mas aproveitou o momento em que uma das moças preparava o troco e levou tudo que elas tinham arrecadado.  

Essa história está relacionada ao desfile dos chamados “Tabueleiros de Omolu” quando sacerdotisas e sacerdotes das religiões afro-brasileiras levam pela cidade, apoiados em suas cabeças, cestos ou peças de madeira enfeitadas com tecidos, fitas e palhas da costa. Neles constam pipoca que é oferecida a quem busca proteção contra os males do corpo e da alma. Em troca quem recebeu a oferta pode dar um donativo. Esse rito se torna mais constante em agosto.

O Sabejé está vinculado a devoções antigas a divindades de origem africana como Azoany, Kavungo, Omolu e Obaluaê. Agosto também é o mês em que se celebra o católico São Roque, no próximo dia 16. Em todas essas devoções está a fé de que eles podem oferecer proteção contra a varíola e outras doenças infecciosas e de pele.

Imagem ilustrativa da imagem Edição de A TARDE trouxe notícia de furto a Tabuleiro de Omolu
Sacerdotisas registraram queixa em delegacia. Foto: Reprodução Cedoc A TARDE

Amanhã, a versão para o jornal A TARDE dessa coluna vai contar detalhes desse rito a partir de fotografias que integram a coleção do Cedoc A TARDE. A TARDE Memória é multimídia e, por isso, às sextas-feiras tem conteúdo também em A TARDE FM.     

Publicações relacionadas