II Congresso Afro-Brasileiro dá chances de pesquisa continuada | A TARDE
Atarde > Colunistas > A Tarde Memória

II Congresso Afro-Brasileiro dá chances de pesquisa continuada

Evento foi sediado em Salvador em 1937

Publicado sexta-feira, 14 de janeiro de 2022 às 10:45 h | Atualizado em 14/01/2022, 13:46 | Autor: Cleidiana Ramos

Em 2019, o Centro  Cultural São Paulo (CCSP) realizou a exposição “2º Congresso Afro-Brasileiro de 1937- o Encontro entre Édison Carneiro e Camargo Guarnieri”. A mostra apresentou os resultados do trabalho de campo realizado por Guarnieri durante o II Congresso Afro-Brasileiro, um importante evento sediado em Salvador em janeiro de 1937.

Organizado por Édison Carneiro e presidido por Martiniano Eliseu do Bonfim, o II Congresso Afro-Brasileiro foi crucial para a expansão dos estudos sobre a cultura afro-brasileira a partir de Salvador como centro de manifestações com essa perspectiva na música, capoeira e principalmente o candomblé. Além de Martiniano, que era babalaô sacerdotisas como Eugenia Anna dos Santos,  Mãe Aninha, fundadora do Ilê Axé Opô Afonjá e Maria Escolástica da Conceição Nazareth,  Mãe Menininha do Gantois, e os sacerdotes Procópio Xavier e João Alves de Torres Filho, Joãozinho da Goméia participaram das atividades com protagonismo.

O babalorixá Joãozinho da Goméia foi um dos protagonistas do evento
O babalorixá Joãozinho da Goméia foi um dos protagonistas do evento |  Foto: Cedoc A TARDE
  

Pesquisa musical

O paulista Mozart Camargo Guarnieri ( 1907 -1993) foi um compositor, regente, pianista e professor com fortes ligações com o modernismo. Ele participou  do II Congresso Afro-Brasileiro substituindo Mário de Andrade, por meio de um intercâmbio dos organizadores com a Prefeitura de São Paulo. A partir do congresso, ele apresentou trabalhos com base nos registros que recolheu em Salvador, como também desenvolveu composições.

Para saber mais  sobre a exposição que deu destaque a essa interação de Guarnieri com o II Congresso Afro-Brasileiro é só clicar aqui. 

Amanhã, sábado, na versão dessa coluna para o jornal A TARDE tem mais informações sobre o II Congresso Afro-Brasileiro. A TARDE Memória é uma coluna especializada em histórias construídas a partir do material que forma o acervo do Cedoc  A TARDE com inserções também em A TARDE FM, às sextas-feiras.            

Publicações relacionadas