#TBT da beleza que é a Festa de Itapuã | A TARDE
Atarde > Colunistas > A Tarde Memória

#TBT da beleza que é a Festa de Itapuã

Publicado quinta-feira, 04 de fevereiro de 2021 às 11:32 h | Atualizado em 04/02/2021, 12:18 | Autor: Cleidiana Ramos
A celebração em Itapuã sempre foi marcada pela animação
A celebração em Itapuã sempre foi marcada pela animação -

Com a Festa de Itapuã que seria realizada hoje, quinta-feira, 4, o ciclo das festas pré-carnavalescas em Salvador chega ao fim. Devido à pandemia de coronavírus todas essas comemorações tiveram que encontrar novos formatos e possibilidades. Estes eventos marcam um tempo festivo que nos leva, inclusive, a contar o verão da nossa forma, diferente da convenção oficial que estabelece o início da estação em 21 de dezembro e encerramento no dia 20 de março. Na capital baiana o verão começa em 4 de dezembro com a Festa de Santa Bárbara e termina na Quarta-Feira de Cinzas. Óbvio que é uma percepção do ponto de vista simbólico, mas um indicativo de como essas festas mexem com a nossa imaginação.   

Que tal então conferir uma galeria de imagens sobre a Festa de Itapuã na década de 1970? Elas compõem o acervo do Cedoc A TARDE. É só clicar aqui.  

No próximo sábado, 6, na versão impressa dessa coluna vamos ter mais informações sobre essas festas e sua relação com esse tempo alternativo, além de conhecer detalhes de elementos que já estiveram relacionados a essas comemorações como os bandos anunciadores.      

Publicações relacionadas