Com estradas cheias, é fundamental redobrar cuidados com a segurança | A TARDE
Atarde > Colunistas > Auto Brasil

Com estradas cheias, é fundamental redobrar cuidados com a segurança

Revisão preventiva é essencial, antes de pegar a estrada, transportar as crianças com segurança também é vital

Publicado quarta-feira, 22 de junho de 2022 às 06:10 h | Autor: Núbia Cristina
Direção defensiva deve ser adotada para reduzir riscos de acidentes
Direção defensiva deve ser adotada para reduzir riscos de acidentes -

Quem vai viajar de carro para aproveitar os festejos juninos no interior, precisa redobrar os cuidados com a segurança. Depois de dois anos sem a tradicional festa de São João, não há dúvida de que as estradas baianas terão intensa movimentação, hoje e nos próximos dias. Por isso, é preciso praticar a direção defensiva, adotando comportamentos que reduzam os riscos de acidentes.

Antes de pegar a estrada, o (a) motorista precisa estar descansado (a), tranquilo (a) e bem alimentado (a). E ainda deve acomodar adequadamente a bagagem, prestando atenção nas regras de transporte de crianças ou pets. É bom que os viajantes mantenham os cuidados de prevenção da Covid-19 e de outras doenças virais. Cuidados com a higienização de mãos, sempre, e uso de máscaras, quando houver aglomeração.

O fator humano é responsável pela maioria dos acidentes de trânsito e alguns cuidados podem abrandar os riscos. O especialista em segurança viária e diretor científico da Associação Mineira de Medicina do Tráfego (Abramet), Alysson Coimbra, alerta que “em viagens longas, é preciso que o motorista tenha dormido o suficiente à noite e esteja descansado”, afirma. “Não recomendamos que quem iniciou algum tratamento recentemente e faz uso de medicamento dirija, já que há remédios que podem interferir na capacidade de concentração e reação. Na dúvida, consulte seu médico”, explica Coimbra.

Diabéticos devem sempre levar alimentos doces para evitar hipoglicemia, mesmo em viagens curtas, e avaliar se realmente têm condição de dirigir. “Se houver uma interrupção no fluxo do trânsito, o motorista tem que estar preparado para evitar essas crises, que interferem na sua capacidade de dirigir com segurança”, afirma. Outra regra fundamental é não ingerir bebida alcoólica, antes ou durante a viagem, e não usar qualquer outro tipo de droga.

“Temos assistido a um aumento das multas por excesso de velocidade e consumo de substâncias psicoativas, isso, somado ao crescimento dos transtornos de ansiedade e estresse, deixa o motorista brasileiro mais agressivo e imprudente”, destaca o médico especialista em Medicina do Tráfego.

“Comportamentos de risco, como ultrapassagens em locais proibidos, excesso de velocidade e não manter distância segura do veículo à frente são algumas das principais causas de sinistros e podem ser evitados”, comenta Coimbra.

É obrigatório o uso de cintos de segurança para todos os passageiros, assentos ou cadeirinhas para as crianças. “Para cada faixa etária há uma forma de transporte seguro de crianças. Por sua composição física, a criança é mais suscetível a ferimentos graves e todo cuidado é pouco no transporte”, afirma Alysson Coimbra.

Manutenção preventiva

“O carro é uma máquina que necessita de manutenção. Transitar com o veículo sem as verificações recomendadas pelo fabricante, pode ser muito perigoso para seus ocupantes, para o próprio veículo e para terceiros, principalmente em estradas, que nem sempre têm condições adequadas de pavimentação, acostamento, sinalização etc. Devido à velocidade imprimida nas estradas, tanto a atenção do condutor como as funcionalidades do veículo devem estar 100%”, alerta o gerente de pós-vendas da concessionária Via Sul Jeep, Luciano Nogueira.

“Outro ponto que não pode ser negligenciado é a checagem das ferramentas de bordo, como macaco, triângulo de sinalização, chave de roda e estepe (conferir a calibragem)”, aconselha o gerente de pós-vendas da concessionária Via Sul Jeep. Vale verificar ainda a validade do extintor de incêndio. 

A revisão preventiva é de extrema importância, antes de colocar o carro na estrada. Alguns itens obrigatoriamente devem ser verificados: todo o sistema de freio (pastilhas, disco, cilindro de freio); pneus (estado de uso) fazer o alinhamento da direção e balanceamento das rodas, suspensão, nível da bateria, líquido de arrefecimento e, claro, fazer a troca do óleo de motor, filtro de óleo, filtro de combustível e verificar os demais filtros e fluidos do veículo. 

“Dê especial atenção ao sistema de iluminação do veículo: faróis, piscas, lanternas, luzes de neblina etc”, alerta o gerente da oficina da Hyundai Grande Coreia, Ruy Vilas Boas.

“É na revisão que os técnicos identificam alguma anormalidade no veículo, que nem sempre é despercebida pelos usuários/motoristas. Por exemplo: algum tipo de vazamento”.

Publicações relacionadas