Queda nas vendas de veículos novos em abril | A TARDE
Atarde > Colunistas > Auto Brasil

Queda nas vendas de veículos novos em abril

Publicado quarta-feira, 05 de maio de 2021 às 06:02 h | Autor: [email protected]
Emplacamentos registraram queda de 7,45% em abril de 2021 | Foto: Uendel Galter | Ag. A TARDE | 10.9.2019
Emplacamentos registraram queda de 7,45% em abril de 2021 | Foto: Uendel Galter | Ag. A TARDE | 10.9.2019 -

As restrições ao comércio em várias cidades do Brasil, para conter a segunda onda da Covid-19, afetaram as vendas de automóveis e comerciais leves no mês de abril. De acordo com o balanço da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), os emplacamentos apresentaram queda de 7,45% em abril de 2021 (163.902 unidades emplacadas), em relação ao mês de março (177.097 unidades).

A queda na produção da indústria, que segue vencendo os desafios da falta de componentes e alta no preço dos insumos, também interferiu negativamente no desempenho das vendas de carros novos.

Em relação ao mês de abril do ano passado, houve crescimento de 219,22%. No entanto, vale destacar que em abril de 2020 a pandemia provocou drástica redução da atividade econômica no Brasil. A indústria estava praticamente parada e quase todas as concessionárias do país fecharam as portas, na tentativa de impedir o avanço da Covid-19. Foram emplacados apenas 51 mil veículos leves, número que registra o impacto local da maior crise sanitária global.

Um ano depois, ainda são muitas as dificuldades e os estoques seguem restritos à média de 14 dias de vendas, o que significa metade do volume considerado normal, pelas concessionárias. Como a lei da oferta e da procura é implacável, os preços estão mais altos. Embora o desejo da compra do carro seja confirmado em várias sondagens, o agravamento da pandemia e da crise econômica afetam a confiança do consumidor, que também não está confortável com a alta dos preços.

De acordo com a Fenabrave, o crédito para financiamentos continua com uma boa oferta, e a aprovação se mantém em 6,7 fichas aprovadas para cada 10 enviadas. No entanto, as financeiras estão mais exigentes, priorizando quem não tem histórico de inadimplência.

As vendas de caminhões registraram queda de 9,06% em abril/2021, totalizando 9.818 unidades licenciadas, contra 10.796 em março deste ano. A pandemia não afetou a demanda, ela está aquecida, em decorrência do crescimento do serviço de delivery e do e-commerce, entretanto, o segmento de pesados sofre com os gargalos na produção e a falta de componentes.

Publicações relacionadas