Iniciativa viabiliza mamografias gratuitas | A TARDE
Atarde > Colunistas > De Olho na Saúde

Iniciativa viabiliza mamografias gratuitas

Publicado domingo, 31 de outubro de 2021 às 06:01 h | Autor: Elane Varjão | Jornalista | [email protected]
Carolina Argolo, mastologista da CAM | Foto: Ascom CAM
Carolina Argolo, mastologista da CAM | Foto: Ascom CAM -

Uma iniciativa liderada pela mastologista do Grupo CAM, Carolina Argolo, que dedica um perfil no Instagram à prevenção ao câncer de mama (@seioquecuido) vai possibilitar a oferta de mil mamografias gratuitas a partir de novembro. Carolina explica que parte do valor do abastecimento em postos selecionados da rede Shell no mês de outubro será doado para a realização dos exames, que também terão subsídio do Grupo CAM. Outra parte será doada ao Hospital Aristides Maltez. “A ideia de doar mamografias é ampliar o acesso aos exames, que foi drasticamente reduzido durante a pandemia”, diz a médica. As pacientes que fizerem os exames e tiverem suspeita de câncer serão orientadas para a marcação no HAM, para dar seguimento ao tratamento. “É preciso gerar a conscientização de que o câncer de mama é altamente incidente em mulheres”, conclui Carolina.

Novidade contra hanseníase

Dormência, manchas e placas na pele são sinais característicos da hanseníase. O laboratório paranaense Mobius Life Sciense criou um exame molecular de execução simples e baixo custo que entrega o resultado em um dia. O teste demanda somente uma amostra de tecido, numa biópsia feita por um médico, e o método revela ainda se o quadro infeccioso é resistente a certos medicamentos.

Morbimortalidade Materna

Para reduzir a mortalidade e morbilidade materna em Salvador, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), lançou o projeto ‘Todas as Mães Importam’. Iniciado em agosto deste ano, o projeto tem o propósito de reduzir, em um prazo de dois anos, 30% da taxa de morbimortalidade.

Laqueadura sem consentimento

O Senado aprovou Projeto de Lei que põe fim à exigência de consentimento do cônjuge para realização de laqueadura e modifica dispositivos legais referentes ao planejamento familiar. É absurdo pensar que até para decidir sobre um simples procedimento precisávamos do crivo masculino. A advogada baiana Ana Clara Polkowski vê a nova proposta como um resultado da luta das mulheres pelo direito de decidir sobre o próprio corpo e o destino de suas vidas.

Testes nas escolas

É uma boa notícia que chega da Sesab. De mais de 2 mil testes feitos em escolas estaduais, apenas 18 casos positivos. Além de indicar um aparente controle da pandemia, reforça a importância da realização de testes em massa, medida que, nos períodos mais críticos, poderia ajudar a evitar a alta disseminação do vírus. Mas, vale reforçar: todo cuidado ainda é pouco.

Destaques

Novo Design

Clínica Nutriderm, que tem como foco saúde, bem-estar e qualidade de vida, ganhou nova intervenção arquitetônica.

Queda de Covid

Sesab divulgou que número de internados por Covid na Bahia caiu 87% em relação ao pico da pandemia.

SOCORRO

Tendência de morte por câncer de mama aumenta entre mulheres negras, revela pesquisa

da Unicamp.

- Estudo da revista The Lancet revela que mudanças climáticas criam mais condições para doenças infecciosas como dengue, zika, cólera e malária.

Publicações relacionadas