Saúde apenas para vender | A TARDE
Atarde > Colunistas > De Olho na Saúde

Saúde apenas para vender

Publicado domingo, 31 de janeiro de 2021 às 06:00 h | Autor: Elane Varjão
Planos de saúde se aproveitam da vulnerabilidade do cidadão | Foto: Arquivo | Agência Brasil
Planos de saúde se aproveitam da vulnerabilidade do cidadão | Foto: Arquivo | Agência Brasil -

O ano de 2020 foi marcado pelo reconhecimento ao SUS, que, mesmo longe do ideal, é um modelo de referência no acesso universal a serviços médicos.

Por outro lado, o receio de enfrentar uma longa espera ou mesmo não encontrar o atendimento adequado no SUS faz com que muitos brasileiros busquem os planos de saúde.  E se todos querem saúde para dar e vender, mantendo seus exames e consultas em dia, os planos querem apenas saúde para vender. Na verdade, ao que parece, as empresas de planos de saúde se aproveitam da vulnerabilidade do cidadão que quer se cuidar e cuidar dos seus. Em plena pandemia, os usuários dos planos terão que arcar, além do reajuste anual, fixado em 8,14% pela ANS, com o valor retroativo referente a correções para mensalidade e faixa etária, dividido em 12 parcelas, já que essa atualização foi suspensa no ano passado. Ano novo sem novidade.

Inovação

Pacientes portadores de estenose aórtica grave (um estreitamento da válvula aórtica que restringe o fluxo sanguíneo para a aorta, a artéria principal do corpo) já dispõem de uma nova alternativa de tratamento. O procedimento de implante da válvula da Medtronic - EVOLUT PRO, - 4ª geração foi realizado pela primeira vez, no Hospital Aliança, com a equipe do cardiologista intervencionista, Adriano Dourado. ‘Esse procedimento substitui a cirurgia cardíaca convencional e, atualmente, na maioria dos pacientes é realizada sem a necessidade de anestesia geral e indicado para pacientes idosos’ reforça o médico.  

Envelhecer com alegria

A história do médico e ex-combatente da II Guerra Mundial, Carlos Bessa, 100 anos, serve de exemplo para todos nós sobre como envelhecer com saúde. Para ele, o exercício físico vem em primeiro lugar. Segundo, não se deve descuidar da nutrição intelectual. Para manter a mente ativa, ele lançou um livro sobre sua experiência na guerra. Ao longo da trajetória, tornou-se um empresário bem-sucedido, fabricando equipamentos oftalmológicos. E não abre mão de uma outra paixão: navegar mar afora na sua lancha de 35 pés. ‘Andar de barco é uma experiência única, durante a qual você abandona os problemas em terra firme’, afirma ele.

Fevereiro Roxo

A campanha Fevereiro Roxo alerta sobre os sintomas e tratamentos paliativos para a Fibromialgia. Embora a doença não tenha cura, a anestesiologista e coordenadora do Itaigara Memorial Clínica da Dor, Anita Rocha, explica que o diagnóstico precoce e o acompanhamento multidisciplinar com nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos ajuda a manter a qualidade de vida dos pacientes. Além da dor muscular generalizada, quem sofre dessa patologia convive constantemente com alterações de sono, memória e humor.

Disfunção Erétil

A equipe multiprofissional de pesquisadores do Instituto Patrícia Lordêlo (IPL) desenvolveu tratamentos inovadores para candidíase e disfunção erétil, que vêm atraindo pacientes de diversos estados brasileiros. O método intracavitário com luz azul (laser/LED) para candidíase foi criado pelas  fisioterapeutas do Instituto,  Patrícia Lordêlo, Mariana Robatto e Maria Clara Pavie. Com atendimento pelo SUS e particular, para disfunção erétil, o IPL disponibiliza com exclusividade à população um tratamento não medicamentoso e de baixo custo, através de radiofrequência não ablativa e com ondas de choque.

Destaques

Biocibernética Bucal

A cirurgiã dentista, Rose Meire Sousa, promove entre os dias 5 e 7 de fevereiro, em Salvador, o ‘Workshop Vivencial de Biocibernética Bucal’ direcionado para profissionais de saúde das áreas de medicina e odontologia.

Lista de profissionais de saúde

A Secretaria Municipal da Saúde disponibilizou a lista de todos os trabalhadores elencados pelos 34 hospitais para consulta no site.

SOCORRO

- A nova variante do novo coronavírus chamada P.1, identificada pela primeira vez no Brasil, pode se tornar mais "dominante".

- O alerta partiu do diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos e principal cientista do país no combate ao coronavírus, o médico Anthony Fauci.

- Ele e sua equipe estão "prestando muita atenção" a essa nova variante, bem como a uma cepa encontrada recentemente na Califórnia.

Publicações relacionadas