Tratamento para melasma | A TARDE
Atarde > Colunistas > De Olho na Saúde

Tratamento para melasma

Publicado domingo, 08 de agosto de 2021 às 06:02 h | Autor: Elane Varjão | [email protected]
Karla Rebouças, dermatologista da Clínica Osmilto Brandão | Foto: Divulgação
Karla Rebouças, dermatologista da Clínica Osmilto Brandão | Foto: Divulgação -

Manchas escuras no rosto e em outros lugares do corpo podem ser indicativos de melasma, doença crônica que provoca baixa autoestima, principalmente nas mulheres, já que rosto e cabelo emolduram o rosto. O melasma tem cura, e o melhor tratamento varia de acordo com o tipo, o local do corpo afetado e a profundidade da mancha. Portanto, é importante conversar com o dermatologista para decidir qual o tratamento ideal. “Sempre precisamos associar tratamentos, usar clareadores com antioxidantes tópicos e orais, e de base um protetor solar. Um dos tratamentos mais avançados atualmente é o laser de picosegundos, que é seguro para todos os tons de peles e oferece um excelente resultado para o tratamento”, reforça a médica dermatologista da Clínica Osmilto Brandão, Karla Rebouças.

Caiu pelas palavras

A queda do agora ex-secretário da Saúde Fábio Vilas-Boas surpreendeu algumas pessoas pelo motivo da exoneração: a repercussão negativa por conta das ofensas dirigidas contra a chef e empresária Angeluci Figueiredo. Vilas-Boas deixa o cargo por, ao que parece, não saber medir palavras ou controlar emoções. Uma atitude injustificável do ex-gestor, seja qual fosse o motivo da irritação.

Pela continuidade

Seria coerente que o governador Rui Costa oficializasse a subsecretária de Saúde Tereza Paim no comando da pasta. Além das credenciais técnicas, ela poderia dar continuidade às estratégias adotadas até então, sem prejuízo de interrupções ou mudanças de rumo com a chegada de alguém de fora. Comenta-se nos bastidores que Rui quer um nome de fora, que pena!

Longo caminho

Reportagem da Folha de S. Paulo revelou que cooperativas da Unimed têm exigido de mulheres o consentimento dos maridos para autorizarem procedimento para colocar o DIU. Uma verdadeira viagem no tempo, onde as relações eram baseadas em submissão. Não que estejamos livres disto. Mas quando vemos normas que determinam tal comportamento, fica ainda mais claro que há um longo caminho a percorrer por igualdade.

Implantes hormonais

Indicada para a redução dos sinais e sintomas do climatério, prevenção da osteoporose, perda de massa muscular, aumento da disposição da libido, a terapia com implantes de silicones com hormônios armazenados tem efetividade assegurada pelo diretor da farmácia de manipulação Elmeco, Wilson Saback. E o pioneiro do tratamento é, ninguém menos, que o médico e cientista Elsimar Coutinho.

Destaques

Novo endereço

Camila Sampaio Ribeiro e Fernanda Ventin, dermatologistas, atendem no Itaigara.

Curso em ginecologia

Simone Pereira, Renata Britto e Guilherme Moraes, realizam (13 e 14) o curso ‘Histeroscopia Operatória Inicial”.

SOCORRO

- A variante delta do coronavírus espalhou-se para uma centena de países, fazendo com que muitos tivessem de recuar na flexibilização das medidas.

- Um documento divulgado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos EUA, informa que a variante delta é tão transmissível quanto a catapora.

Publicações relacionadas