Turismo, só doméstico! | A TARDE
Atarde > Colunistas > De Olho na Saúde

Turismo, só doméstico!

Publicado domingo, 09 de maio de 2021 às 06:02 h | Autor: Elane Varjão | Jornalista | [email protected]
Europa propõe suspensão das restrições de viagens a turistas vacinados | Foto: Philippe Lopez | AFP
Europa propõe suspensão das restrições de viagens a turistas vacinados | Foto: Philippe Lopez | AFP -

Um dado divulgado esta semana pela Comissão Europeia, sediada em Bruxelas, traz a aprovação de um projeto de recomendação aos estados-membros do levantamento das restrições às viagens não essenciais de pessoas vacinadas que venham para a União Europeia. A decisão foi tomada com base nos últimos pareceres científicos que mostram que a imunização ajuda a romper a cadeia de transmissão.

A proposta, que avança paralelamente ao chamado Certificado Verde Digital, visa derrubar os muros do coronavírus dentro da UE. O regulamento, em todo o caso, visa também dar um passo adiante na abertura, liberando as fronteiras aos viajantes de países onde a imunização foi realizada com qualquer um dos imunizantes que constam da lista de uso de emergência da Organização Mundial da Saúde (OMS). Esse ponto é desvantajoso para o Brasil, já que a lista não inclui a Coronavac, produzida pela chinesa Sinovac e responsável até agora por 77% das doses aplicadas no país, segundo dados do Ministério da Saúde. A vacina russa Sputnik V e a chinesa Sinopharm também estão de fora. Aquela tão esperada viagem ao exterior que estaríamos planejando, ao que tudo indica, vai ter que esperar muito mais.

Síncope – o que há de novo?

A síncope é uma perda súbita ou transitória da consciência com perda completa do tônus postural, além de completo e espontâneo restabelecimento sem medicamento. Existe a síncope benigna, mas a síncope maligna requer maior investigação. “Ablação de arritmias, dispositivos implantáveis e a cardioneuroablação são algumas das tecnologias de que dispomos hoje para casos específicos e bem indicados, para nos ajudar a devolver a qualidade de vida e a funcionalidade aos pacientes”, afirma a cardiologista e arritmologista Luciana Cunha.

Governo cercado

O único não médico que ocupou a pasta da Saúde no governo Bolsonaro fugiu da CPI. O ex-ministro Eduardo Pazuello alegou que não poderia comparecer presencialmente, supostamente por ter entrado em contato com pessoas contaminadas com a Covid-19. Depois, negou ele mesmo essa versão. Os ex-ministros Henrique Mandetta e Nelson Teich, ambos médicos, compareceram e mostraram a ingerência do presidente em assuntos de caráter técnico e científico, principalmente com relação ao uso de cloroquina. O ministro Marcelo Queiroga se desviou dos assuntos espinhosos como pôde.

Asma & Obesidade

A fisioterapeuta Lidiane Angelim faz um alerta acerca das complicações da asma por conta da obesidade. O excesso de peso provoca uma ação pró-inflamatória do tecido adiposo que – por sua vez – é capaz de inflamar as vias aéreas e causar a asma. “O tratamento da obesidade vai muito além do quesito estético. Daí o porquê de desenvolvermos um método que engloba cuidados não só voltado para o emagrecimento, mas com uma reprogramação de vida que engloba mudanças em todas as esferas da vida (mental e física), proporcionando saúde e bem-estar e um emagrecimento duradouro”, explica.

Pelo bem da ciência

Pela primeira vez em Salvador foi realizada, por uma equipe totalmente baiana, uma cirurgia para separação de bebês siameses. Médicos da Maternidade José Maria de Magalhães e do Hospital Ana Nery, com o apoio do Grupo Medicicor, reuniram esforços e o procedimento foi um sucesso. Ligados pelo tórax e abdômen, os bebês tinham cardiopatias congênitas. O sistema de Autolog Medtronic, Plasmablade e Aquamantys, equipamentos de última geração doados pelo Grupo Medicicor, proporcionaram maior segurança ao procedimento.

Destaques

Conscientização do lúpus

Na segunda-feira, às 18h, acontece a Live “Dia mundial da luta contra o lúpus – tire as dúvidas mais comuns” no Facebook do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe).

Pessoas depressivas

O médico e psicoterapeuta Antônio Pedreira palestra sobre o tema “Lidando com pessoas depressivas” dia 13, às 18h, pelos canais da Associação Bahiana de Medicina.

SOCORRO

- A prefeitura de Salvador obedeceu à determinação da Justiça para vacinar todos os trabalhadores da educação. Agora, não há mais desculpas.

- A atenção às sequelas da Covid-19 é fundamental para que o sistema de saúde se planeje para o futuro.

- A morte de Paulo Gustavo deixou um vazio enorme para o humor brasileiro, mas também uma certeza: a Covid-19 é traiçoeira e devastadora. Mesmo com todos os recursos à disposição.

Publicações relacionadas