Voltar ou não voltar? Pode ou não pode? | A TARDE
Atarde > Colunistas > De Olho na Saúde

Voltar ou não voltar? Pode ou não pode?

Publicado domingo, 18 de abril de 2021 às 06:00 h | Atualizado em 18/04/2021, 20:33 | Autor: Elane Varjão
"Estudo mostra a importância de realizar avaliação cardiológica antes do retorno às práticas esportivas”, ressalta o cardiologista Leandro Serafim.
"Estudo mostra a importância de realizar avaliação cardiológica antes do retorno às práticas esportivas”, ressalta o cardiologista Leandro Serafim. -

O governo do estado, no vaivém de decisões, provoca uma pequena confusão na cabeça dos baianos. Afinal, volta ou não volta? Pode ou não pode? Na semana passada, foram liberados eventos com até 50 pessoas. Inicialmente, parecia que a decisão valia para todo o território. Depois, o governo explicou que 99 municípios não estavam contemplados com o decreto. O governador precisou esclarecer ainda que eventos não se referem a “shows e espetáculos”. Eventos como cultos religiosos, empresariais, em que as pessoas não estão na euforia de uma festa, por exemplo, podem ser revistos e aceitos.

Enquanto isso, eventos vêm e vão, comércio abre e fecha, e não há perspectiva de volta às aulas. Desde o início da pandemia, a realidade se impôs às famílias. É hora de, ao menos, sinalizar um caminho para esse retorno, considerando todas medidas necessárias para garantir segurança de alunos, professores e funcionários.

Avaliação pós-Covid-19

Estudo recente publicado no Journal American Medical Association, com atletas universitários nos EUA que tiveram Covid-19, mostrou que 15% deles apresentavam um grau de inflamação do músculo cardíaco que pode levar a alterações cardíacas graves, como morte súbita. “O estudo mostra a importância para pessoas que tiveram a doença realizar avaliação cardiológica antes do retorno às práticas esportivas. É importante também para prevenção de morte precoce por todas as doenças”, ressalta o cardiologista Leandro Serafim.

Nova tecnologia no São Rafael

O Hospital São Rafael acaba de adquirir um equipamento de última geração para realizar exames de imagem na área de medicina nuclear. É o Symbia Intevo Excel Spect/CT, que beneficia especialmente pacientes das áreas de oncologia, cardiologia, nefrologia, gastroenterologia, neurologia e infectologia. “Com o equipamento, passamos a contar com os mais modernos programas de processamento e quantificação de imagens que permitem um exame de maior qualidade e diferenciação de doenças”, explica o coordenador do serviço de Medicina Nuclear, Lucas Vieira.

Reforço na hemodinâmica

Um dos maiores Centros de Hemodinâmica do Norte-Nordeste do país, o Hospital Santa Izabel adquiriu moderna máquina hemodinâmica da Philips, de alta configuração tecnológica. O investimento beneficia o atendimento nas especialidades de hemodinâmica, cardiologia intervencionista, cirurgia vascular, neurorradiologia, radiologia intervencionista e eletrofisiologia. O cardiologista intervencionista e chefe da Hemodinâmica José Carlos Brito enfatiza que “o avanço tecnológico incorpora refinamentos em estudos diagnósticos e procedimentos terapêuticos realizados no setor”.

São João cancelado

Pelo menos 10 cidades baianas com tradição nos festejos juninos já anunciaram o cancelamento do São João deste ano. A tendência é que outros municípios sigam pelo mesmo caminho, afinal, ainda são muitas as incertezas, a pressão no sistema de saúde é grande e a vacinação segue a conta-gotas.

Será o segundo ano que passaremos sem as tão alegres e coloridas festas juninas, que movimentam tanto o interior da Bahia. Mas, no momento, é a decisão mais prudente a se tomar. Afinal, temos que seguir a ciência.

Destaques

Clínica da Coluna

Já inaugurada desde o dia 12 de abril, o Itaigara Memorial passa a contar com a Clínica da Coluna. Uma equipe experiente de nove ortopedistas fará consultas e cirurgias minimamente invasivas.

Estética Inclusiva

A Clínica Hartmann, especializada em tratamentos estéticos, funciona no Hospital da Bahia e possui preços para as diversas classes sociais.

SOCORRO

*Vacinação em todo o Brasil segue em doses homeopáticas, o que traz preocupações em muitas frentes.

*A vacina é a única forma de vencer a Covid-19 neste momento. Enquanto não houver uma perspectiva de imunização em massa, seguiremos vivendo com restrições.

*A falta de uma coordenação nacional e de uma logística adequada leva a prejuízos incalculáveis a todo o país, que necessita urgentemente da cura.

Publicações relacionadas