E vamos ter Carnaval ou não? folia por enquanto segue no tititi | A TARDE
Atarde > Colunistas > Levi Vasconcelos

E vamos ter Carnaval ou não? folia por enquanto segue no tititi

Publicado sexta-feira, 19 de novembro de 2021 às 06:04 h | Autor: [email protected]
Cláudio Tinôco: ‘Para organizar a festa, já passou da hora’ | Foto: Adilton Venegeroles | Ag. A TARDE | 2.10.2019
Cláudio Tinôco: ‘Para organizar a festa, já passou da hora’ | Foto: Adilton Venegeroles | Ag. A TARDE | 2.10.2019 -

A indústria do Carnaval baiano, ou mais especificamente o de Salvador, está à beira de um ataque de nervos, quer porque quer uma definição sobre a festa, marcada para de 24 de fevereiro a 1º março, e Rui Costa bate pé firme: o momento ainda é de incerteza, não dá.

Ou melhor, foi mais explícito. Se marcarem a festa à revelia do governo, a PM não vai. Rui diz que há mais de 60 dias os números negativos, novos casos e óbitos não baixam. E para completar, na Europa, países como Alemanha e Rússia já chamam abertamente o ressurgimento da Covid com força de 4ª onda.

Sem diálogo — Cláudio Tinôco (DEM), presidente da Comissão Especial da Retomada de Eventos da Câmara de Salvador, admite que o momento é difícil, com a ressalva de que o governo tem um governador no último ano e Salvador um prefeito no primeiro, o que põe um ingrediente político no caso.

— Em São Paulo o prefeito (Ricardo Nunes – MDB) disse que ia fazer e o governador João Doria apoiou. Já se contratou até a Ambev como patrocinadora por R$ 23 milhões. Lá na frente, se não houver condições, cancela.

Diz Tinôco que Bruno Reis (DEM), o prefeito de Salvador, diz estar esperando conversar com Rui, mas até agora não foi chamado. Ele que por oito anos pilotou a coordenação da festa diz que para efeito de organização já passou do prazo. E por aí conclui-se o óbvio: se houver Carnaval, jamais será como sempre.

Euclides só se define em 2022

Aliado ostensivo de Rui Costa, mais em Jequié, sua base, o deputado Euclides Fernandes fica no PDT se o partido consumar o apoio a ACM Neto?

— Em 30 de março de 2022 eu respondo. Até lá tem muita água a rolar.

Dos quatro estaduais do PDT (além de Euclides, Roberto Carlos, Samuel Junior e Leo Prates, licenciado porque está secretário em Salvador) é certo para Neto. Roberto fica com Rui e Samuel, ainda calado, pende mais para João Roma.

Cada qual no seu gabinete

O deputado Luiz Augusto (PP), que estava no mandato porque Nelson Leal (PP) foi para a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, assume em definitivo hoje o gabinete que era de João Isidório (Avante), falecido semana passada. Ontem, os funcionários dele arrumaram os pertences.

Luiz estava no gabinete de Nelson, que volta em março do ano que vem. Para lá agora quem vai é Reinaldo Braga (PL), agora o primeiro suplente

Colbert diz que só sai no fim

Publicamos nota ontem aqui dizendo que causou estranheza a declaração de Colbert Martins (MDB), prefeito de Feira de Santana, na Rádio Sociedade feirense, de que ‘em 2022 voltaria para a vida acadêmica’.

Se a fala sugeriu que ele poderia renunciar, o próprio Colbert se encarregou de dizer que não é nada disso:

— Eu só deixarei o mandato quando acabar, no comecinho de 2025.

Ou seja, a fala foi apenas um mal entendido.

Ciro Nogueira, o dono do PP, agora briga pela vice

Ciro Nogueira, presidente nacional do PP, virou alvo de alguns políticos como símbolo de desvio de conduta, apesar das críticas serem frutos de atos legais.

Ele se reelegeu senador em 2018, aos 43 anos, em aliança com o governador Wellington Dias, do PT. Tem como suplente D. Eliane Nogueira Lima, 72 anos, a mãe. Agora, ele virou ministro da Casa Civil e ela assumiu o Senado. Nesse cenário, ele que não é candidato ano que vem, fica ministro até o fim e a mãe senadora. E parece que gostou. Tudo fez para Bolsonaro se filiar ao partido, não emplacou, agora briga pela vice oferecendo a sigla ao deputado federal do Rio Grande do Norte, ministro das Comunicações, que é do PSD de Otto Alencar.

Entre os baianos, Ciro é muito bem xingado.

REGISTROS

Negritude em Lençóis 1

Lençóis, a capital do turismo da Chapada Diamantina, realiza hoje e amanhã a Celebração da Consciência Negra. O evento é amplo, inclui uma sucessão de palestras, entre elas a da professora Bárbara Carine Soares Pinheiro, da UFBA, que também lançará o livro Descolonizando Saberes.

Negritude em Lençóis 2

Edival Passos, filho de Ipiaú, criado em Salvador, onde se elegeu vereador (depois deputado estadual), agora mora em Lençóis, recebeu o título de cidadania e participa ativamente da organização. ‘A maioria dos meus conterrâneos de Lençóis é negra. O evento contempla eles e os turistas’.

Velhos inimigos

Amauri Teixeira, ex-deputado federal e líder maior do PT em Jacobina, atacou o prefeito Tiago Dias (PCdoB), dizendo que ele repete os vícios dos antecessores no quesito transparência. Fogo amigo? Ano passado, enfrentaram o então prefeito Luciano da Locar (DEM) com candidaturas distintas. O PT lançou Mariana Oliveira, mas deu Tiago.

Dia do homem

Hoje é o Dia Internacional do Homem. Pelo visto, não dá Ibope. Só tem alguns médicos recomendado cuidados com a saúde masculina.

Publicações relacionadas