Na pesquisa Atlas-Valor, nada de novo. Lula bem, Rui e Neto também | A TARDE
Atarde > Colunistas > Levi Vasconcelos

Na pesquisa Atlas-Valor, nada de novo. Lula bem, Rui e Neto também

Publicado quarta-feira, 10 de novembro de 2021 às 06:03 h | Autor: [email protected]
Até onde Lula e Rui vão passar votos para Wagner?; Neto acha que pode desfederalizar a campanha | Foto: Montagem A TARDE
Até onde Lula e Rui vão passar votos para Wagner?; Neto acha que pode desfederalizar a campanha | Foto: Montagem A TARDE -

Pergunta do leitor Girlan Alves, do Barbalho, Salvador: se Lula tem 50% das intenções de voto na pesquisa Atlas/Valor Econômico, ACM Neto 44,6% e Jaques Wagner 27,1%, isso quer dizer que boa parte do eleitorado votará em Lula e Neto?

Prezado, algumas interpretações dessa mesma pesquisa sugerem isso. E o pessoal de Neto turbina a crença. Mas talvez a dita pesquisa tenha cometido uma falha, a de ter feito questionários cruzados, Wagner com apoio de Lula e Rui Costa (que na mesma pesquisa tem 63% de avaliação positiva), e de Neto com Ciro Gomes e etc.

Em 11 de agosto, a Paraná Pesquisas divulgou que nome por nome deu Neto 50% contra 24,1% de Wagner, mas quando fez 37,9% contra 35% de Wagner, praticamente empate.

Águas rolando — Eis a questão: até onde Lula e Rui vão passar votos para Wagner? Os governistas apostam numa lógica, chances totais, ainda mais que Lula aparece no cenário como franco favorito contra qualquer um. Já Neto acha que pode desfederalizar a campanha e dar apenas o tom estadual.

Seja como for, estamos a pouco menos de 11 meses das eleições e até lá há muita água para rolar. Primeiro, é fundamental saber como as lideranças vão se arrumar partidariamente até março, o prazo final, com o detalhe que este ano não tem coligação, o que amplia preocupações e movimentos. Disso resulta outro item: como o cenário federal vai se configurar. Nos próximos capítulos, veremos.

PL na Bahia recebe Bolsonaro de braços abertos. Todos querem

O ex-deputado José Carlos Araújo, presidente do PL na Bahia, foi convocado a Brasília por Waldemar Costa Neto, o presidente nacional do partido, para uma reunião quarta da semana que vem. Pauta provável: a filiação de Bolsonaro. E o que ele diz disso?

— Acho bom. O partido ter o presidente da República é muito positivo.

Zé Carlos, que em dezembro completa 77 anos, já foi deputado estadual dois mandatos e em 2018 tentava o quarto de federal quando perdeu a reeleição, diz que se em 2022 já ia disputar nova eleição agora é que vai mesmo.

No resto do PL, os quatro deputados federais gostaram. Zé Rocha acha uma boa, Jonga Bacelar sempre foi bolsonarista, o pastor Abílio Santana idem e Raimundo Costa também.

Entre os prefeitos, dois tops: Jânio Natal, de Poto Seguro, aliado de Jonga, e Juliana Araújo, de Morro do Chapéu, filha de José Carlos.

No PP de Leão, o alívio geral

Ainda em Portugal, quando soube que Bolsonaro poderia ir para o PL, João Leão, vice-governador e presidente do partido na Bahia, aliado de Rui Costa, já deu o tom do sentimento:

— Boa viagem.

Ontem, Jabes Ribeiro, o secretário geral do partido, admitiu que a possibilidade de Bolsonaro ir para o PP causou muita inquietação interna e a notícia de que vai para o PL caiu bem:

— Foi um alívio.

Coelba tenta barrar CPI na Assembleia, diz Tum

Autor do pedido para instação de uma CPI a fim de investigar a atuação da Coelba, subscrito por 39 deputados, quando o mínimo necessário é 21, o deputado Tum (PSC) diz que uma reunião hoje da direção da empresa com deputados é uma tentativa de barrar o andamento da proposta feita por ele.

— A Coelba vem prestando maus serviços em todos os cantos e por todos os lados, nas residências, na indústria e no agronegócio. A questão é que o contrato de concessão expira em 2024 e ela não faz os investimentos necessários.

Tum, que é produtor de frutas em Casa Nova, cita como exemplo o campo: o produtor paga toda a rede e doa à Coelba.

— E mesmo assim ainda espera um ano.

REGISTROS

Palmas para Keno

Keno Marley, que semana passada perdeu a final do Mundial de Boxe disputado em Belgrado, na Sérvia, nem por isso vai deixar de ser reverenciado em sua terra. Ele nasceu em Sapeaçu, mas se criou em Conceição do Almeida. Lá vai ter festa na chegada dele.

Diferença no BIM

A Prefeitura de Salvador vai fazer a diferença na 3ª edição do Congresso BIM Crea-SC, que acontece hoje e amanhã em Florianópolis. A capital baiana usa tecnologia tida como revolucionária na engenharia de obras públicas, o Building Information Modelig, que agiliza os projetos.

Humildade em risco

Preso pela PF no Correios de Teolândia mês passado, quando recebia um pacote de notas falsas, compradas pela internet, Aderlan Carvalho (PP), o Jovem da Humildade, vereador em Ibirapitanga, está em maus lençóis. A Câmara o absolveu da falta de decoro, mas alguns segmentos podem anulação. A votação foi secreta, querem aberta.

Sem máscara

Domingo, véspera do feriado de 15 de novembro, Nando Reis e Jau vão fazer festa em Praia do Forte, Mata de São João, onde o prefeito João Gualberto já liberou máscaras ao ar livre.

Publicações relacionadas