Pacheco e Datena enchem o PSD, mas Otto diz que lá é lá e cá é cá | A TARDE
Atarde > Colunistas > Levi Vasconcelos

Pacheco e Datena enchem o PSD, mas Otto diz que lá é lá e cá é cá

Publicado quinta-feira, 04 de novembro de 2021 às 06:04 h | Autor: [email protected]
Otto Alencar: ‘O PSD vai respeitar as alianças estaduais’ | Foto: Geraldo Magela | Agência Senado
Otto Alencar: ‘O PSD vai respeitar as alianças estaduais’ | Foto: Geraldo Magela | Agência Senado -

Pergunta de Kelmo Bernardes, jornalista: e a saída de Rodrigo Pacheco (senador mineiro e presidente do Senado), do DEM e agora do apresentador José Luís Datena, do PSL, ambos para o PSD de Gilberto Kassab, não prejudica ACM Neto?

Aparentemente sim, talvez não. Pacheco no DEM e Datena no PSL, ambos integrariam o União Brasil, o partido que vai resultar da fusão entre os dois, ação que tem Neto como um dos pivôs. Dizem em Brasília que com isso o próprio Neto emerge como alternativa presidencial do UB.

Seria bom? Neto diz enfaticamente que só pretende disputar o governo. Em 2018, desistiu e fragilizou a bancada. Agora é competitivo, e no caso em apreço, teria bem mais perdas cá do que ganhos por lá.

Com Rui — Ademais, na Bahia o empoderamento do PSD só faz bem ao líder estadual da legenda, o senador Otto Alencar. Embora se cogite a possibilidade de Pacheco, com forte apoio em Minas, disputar a presidência, Otto diz que na Bahia isso diz muito pouco:

— Temos um acordo em torno das alianças estaduais. Serão respeitadas como nos casos da Bahia e Amazonas, por exemplo. Além disso, Pacheco foi lançado, mas nunca se declarou candidato.

Na Bahia, Otto só não diz abertamente, mas todos os movimentos dele e do grupo indicam que ele já definiu os seus rumos em 2022, fica com Wagner e Lula.

Adolfo mantém cautela sobre a volta do velho normal na Alba

Embora o feriadão tenha deixado a sensação nos quatro cantos da Bahia de que está tudo funcionando como antes, Adolfo Menezes (PSD), presidente da Assembleia, diz que vai esperar o cenário clarear mais para liberar o espaço.

— Está quase tudo funcionando. Só falta o restaurante a la carte, mas não dá para arriscar agora. Todo mundo está vendo Rui dizer que há 45 dias os números não caem.

Curioso é que o restaurante, a maior confraria política do Estado todos os dias, já que para lá convergem lideranças de todos os rincões, além de segmentos religiosos e sociais, justamente por isso virou um perigo.

— Não temos como fugir, a pandemia ainda não acabou.

Como 2022, o último da presidência de Adolfo, é ano eleitoral, quando a Assembleia normalmente funciona pela metade, velho normal mesmo só em 2023, com atores novos, claro.

Porto Seguro, sem máscaras

Porto Seguro, um dos grandes destinos turísticos da Bahia que no feriadão desta semana funcionou a pleno vapor, já liberou o uso de máscaras em espaços públicos conforme decreto do prefeito Jânio Natal (PL) publicado segunda última.

As restrições em espaços fechados estão mantidas, mas o caso serve como gozação nas redes. Se diz que nos demais locais nem precisa decreto, o povo mesmo deixa a máscara de lado.

Rui Costa jogou água fria na turma da folia 2022

Diz o pessoal de blocos, camarotes e outros atores de proa no Carnaval de Salvador que se é que vai ter a festa, como todos acreditam, já passou da hora de dizer, mas ontem Rui Costa, que trabalha de pleno acordo com Bruno Reis, o prefeito da capital baiana, jogou água fria:

— É evidente que eu gostaria de anunciar que teremos Carnaval, mas não posso fazer isso se em 45 dias os números não caem!

A Bahia tem uma média de ocupação de leitos de UTI de 30%, mas o recrudescimento da Covid em países como a China e a Rússia, também acende o pisca alerta cá.

Certo é que o meio de novembro será decisivo. No feriadão, praias e pontos turísticos lotaram como no velho normal. Vai mudar alguma coisa? 

REGISTROS

Renovação

Ex-prefeito de Euclides da Cunha, deputado estadual três mandatos e no terceiro de federal, Zé Nunes (PDSD), que  também elegeu a mulher, Maria de Fátima, prefeita, vai completar 72 anos mês que vem, mas está pendurando as chuteiras empenhado em deixar a vaga para o filho Gabriel.

Novembro Azul 1

O Farol da Barra e o Elevador Lacerda, as fontes luminosas da Praça da Sé e do Campo Grande, pontos emblemáticos de Salvador, a capital baiana, desde o início da semana estão iluminados de azul. É para lembrar o Novembro Azul, da prevenção ao câncer de próstata.

Novembro Azul 2

Mais comum entre os homens, o câncer de próstata representa 29% dos diagnósticos da doença entre os brasileiros. Para este ano, as estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam 65.840 novos casos. O Novembro Azul foca isso, o diagnóstico precoce é fundamental.

Novembro Azul 3

A Bahia é o quarto lugar entre os estados com maior número de casos de câncer de próstata em 2021, com 6.130, dos quais 1.090 em Salvador. Os primeiros são: São Paulo (13.650), Rio (6.440) e Minas (6.420).

Publicações relacionadas